Terra Nil: Um game sobre como recuperar o meio ambiente

Terra Nil: Um game sobre como recuperar o meio ambiente

Nem só de tiros e monstros vive o mercado de games no mundo. Segundo o SuperData, braço de análise de entretenimento da Nilsen, o setor de jogos eletrônicos movimentou US$ 126,6 bilhões em 2020. Parte deste valor tem um nicho, ainda pouco explorado, mas em aguda ascensão chamado jogos de impacto social. No fim do ano passado, no texto “Os melhores jogos com impacto social de 2020”, mostramos alguns dos títulos que foram premiados pelo The Game Awards 2020.

Outro tema que já foi destaque por aqui são os jogos que, por meio do entretenimento, ensinam conceitos de sustentabilidade, planejamento urbano, entre outros aspectos que geram impacto direto em nossa sociedade. Caso queira ler, sugiro que acesse os textos “Lições sobre planejamento urbano que podemos aprender com SimCity” e “The Sims 4 Vida Sustentável: Consumo consciente e energia limpa”, ambos jogos da franquia Sims.

Misture os dois temas e adicione pitadas de meio ambiente e temos uma novidade que experimentei no último fim de semana. Anunciado pelo estúdio Free Lives, em parceria com a Devolver DIgital, Terra Nil é um jogo que mistura estratégia, conhecimentos de meio ambiente e futurismo, onde o objetivo é restaurar um planeta devastado.

Ainda na versão de demonstração e sem data de lançamento (apesar de já aparecer na loja de jogos Steam como tendo interface e legendas em português do Brasil), o jogo é um “construtor de cidades reversas focado na reconstrução de ecossistemas.” Onde você transforma um deserto árido em um paraíso ecológico completo (e complexo) com diferentes flora e fauna.

Quem está acostumado com jogos eletrônicos e/ou tem um pouco de conhecimento em desenvolvimento de produtos deste setor, sabe que a demonstração muitas vezes traz algumas “dicas” do que veremos no jogo final. Na minha experiência, reconstruí um pequeno mapa árido, recuperando 3 tipos de ecossistema, e montei um drone com itens reciclados. Mas percebi que há a possibilidade de usar dois tipos de torres, que controlam umidade e temperatura da região, ou seja, acredito que Terra Nil terá um complexo sistema de controle do ambiente, onde você só pode construir uma vegetação se tiver uma temperatura X ou umidade Y, e por aí vai.

Além disso, Terra Nil é uma poderosa ferramenta para ensinar jovens sobre meio ambiente, impacto ambiental e reciclagem. Somado a isso, temos um jogo leve e com visual divertido, algo que se encaixa até mesmo no ambiente escolar. Em resumo, um jogo que merece a nossa atenção, mesmo se você não for um jogador assíduo de games.

O demo de Terra Nil para PC está disponível para download gratuito via Steam. | Baixe aqui

Terra Nil - Reveal TrailerTerra Nil – Reveal Trailer