Os melhores jogos com impacto social de 2020

Os melhores jogos com impacto social de 2020

No último domingo, dia 10 de dezembro, aconteceu a premiação do The Game Awards 2020, onde os melhores jogos eletrônicos do ano foram homenageados. Dentre as diversas categorias, uma delas nos chamou muita atenção: a categoria Impacto, que contou com 4 títulos indicados, e foi criada para celebrar os jogos desenvolvidos com um objetivo que vai além do entretenimento, provocando reflexões sobre o mundo em que vivemos e transmitindo uma mensagem de impacto social.

O grande vencedor da categoria foi o jogo “Tell Me Why”, da DONTNOD Entertainment; mas a lista de indicados é extremamente valiosa.

Na publicação “Movimento da Morte Positiva: É possível inovar até quando o assunto é a morte?” falamos sobre “A Mortician’s Tale”, um jogo baseado na narrativa da morte positiva. E a tendência é que cada vez mais os jogos eletrônicos abordem temas relacionados à forma como vivemos nossas vidas e lidamos com nossos desafios como seres humanos, e também sobre a forma como tratamos e nos relacionamos com todo o mundo ao nosso redor – tanto na questão social, quanto sustentável.

Hoje, saiba mais sobre o vencedor e os demais indicados da categoria Impacto do The Game Awards 2020. Além de conhecer uma nova forma de falar sobre questões sociais, essas também podem ser indicações interessantes para incluir em seus momentos de lazer durante o recesso.

Tell Me Why

Tell Me Why é a mais recente aventura narrativa da DONTNOD Entertainment, o estúdio por trás da franquia Life is Strange. Nesta narrativa misteriosa, os gêmeos Tyler e Alyson Ronan usam seu vínculo especial para desvendar as memórias de sua infância – que foi muito amorosa, mas, ao mesmo tempo, conturbada.

Situado na cidade fictícia de Delos Crossing, Alasca, “Tell Me Why” apresenta um elenco de personagens intrigantes e realistas e temas maduros. Conforme o jogador interage com as memórias do passado, ele fará escolhas que determinam a força do vínculo único que Tyler e Alyson compartilham – e moldam o curso futuro da vida dos gêmeos.

Disponível em: Windows 10, Xbox One, Steam

Tell Me Why - Official Chapter One Launch TrailerTell Me Why – Official Chapter One Launch Trailer

If Found…

Em “If Found…”, da produtora irlandesa Dreamfeel, somos apresentados a Kasio, uma jovem adulta que está passando por um momento difícil. Durante o período de um mês, ela brigou com a família, se apaixonou e desapaixonou, dormiu em diferentes sofás e está encontrando dificuldades em lidar com as mudanças da vida adulta, com o momento em que ela está se tornando quem ela realmente é. O jogador conhece o momento de Kasio de uma maneira inovadora: folheando seu diário e visitando suas memórias.

A história de “If Found…” é um conto de amadurecimento, que é simultaneamente reconfortante e desconfortável. E, como se não bastassem todas essas questões pessoais Kasio precisa lidar com mais uma coisa em sua vida profissional: ela também é uma astronauta está investigando um buraco negro que pode engolir a Terra.

Disponível em: Steam, iPad, iPhone

IF FOUND... | Release Date TrailerIF FOUND… | Release Date Trailer

Through the Darkest of Times

“Through the Darkest of Times”, da produtora alemã Paintbucket Games, é um jogo de estratégia onde o jogador atua contra um grupo de resistência no Terceiro Reich de Berlim. O jogo cobre todo o período do Terceiro Reich, desde a tomada do poder por Hitler, em 1933, até a rendição incondicional da Alemanha, em 1945. Em “Through the Darkest of Times” o jogador planeja as ações de seu grupo enquanto, ao mesmo tempo, tenta equilibrar a moral de seus membros, obtém os recursos necessários para as ações e evita ser pego pela Gestapo – a polícia secreta oficial da Alemanha Nazista.

Disponível em: Steam

Through the Darkest of Times - Trailer INTThrough the Darkest of Times – Trailer INT

Spiritfarer

Criação do estúdio Thunder Lotus Games, “Spiritfarer” é um jogo reconfortante sobre a morte. Em sua história, você joga como Stella, a barqueira dos espíritos. Crie seu barco e vá explorar o mundo para encontrar as almas. Seu trabalho é cuidar bem delas até que estejam prontas para a travessia final. Plante, colha, minere, pesque, cozinhe e explore os mares místicos. Com Daffodil, o gatinho de Stella, o jogo ganha um modo cooperativo para dois jogadores. Curta a vida após a morte com seus amigos espíritos, crie lembranças duradouras e, por fim, aprenda a difícil lição de dizer adeus.

Disponível em: Steam

Spiritfarer® Launch Trailer (ESRB)Spiritfarer® Launch Trailer (ESRB)

Kentucky Route Zero: TV Edition

No anoitecer do Kentucky, enquanto o canto dos pássaros dá lugar ao coro de sapos e insetos, estradas familiares tornam-se estranhas e é fácil se perder. Aqueles que já estão perdidos podem encontrar o caminho para uma estrada secreta que serpenteia por cavernas subterrâneas. As pessoas que vivem e trabalham ao longo dessa estrada são elas mesmas um pouco estranhas no início, mas logo parecem familiares: o velho motorista fazendo a última entrega de uma loja de antiguidades; a jovem que conserta TVs obsoletas cercada de fantasmas; a criança e sua companheira águia gigante; os músicos robôs; a invisível empresa de energia à espreita em todos os lugares, e as comunidades desgastadas que lutam contra sua garras.

“Kentucky Route Zero: TV Edition”, desenvolvido pela Cardboard Computer, é um jogo de aventura realista e mágico dividido em cinco atos. Renderizado em um estilo visual marcante inspirado tanto no teatro, no cinema e na arte eletrônica experimental, quanto na história dos videogames. Uma história sobre dívidas impagáveis, futuros abandonados e o impulso humano de encontrar sua comunidade.

Disponível em: Switch, PlayStation 4, Xbox One (TV Edition); Windows, Mac  Linux (PC Edition)

Kentucky Route Zero: TV Edition - Launch Trailer | PS4Kentucky Route Zero: TV Edition – Launch Trailer | PS4