“Sísmicas” fala sobre amor e resistência em “Histórias Impossíveis”, da TV Globo

“Sísmicas” fala sobre amor e resistência em “Histórias Impossíveis”, da TV Globo

Para celebrar a Semana do Orgulho LGBTQIAPN+, a TV Globo produziu um episódio especial de “Histórias Impossíveis” para o público. “Sísmicas” é o terceiro episódio da antologia e será a única história de amor apresentada na série de ficção criada por Renata Martins, Jaqueline Souza e Grace Passô.

A história centra-se no casal Lena (Ana Flavia Cavalcanti) e Kátia (Kika Sena), que, após decidirem morar juntas na casa que Lena herdou da avó, encontram desafios que testam a fortaleza de seu relacionamento. As “ameaças” mencionadas pela diretora artística Luisa Lima não são apenas problemas tangíveis, como a especulação imobiliária que assola o bairro de Lena, mas também ameaças intangíveis que surgem a partir de memórias dolorosas e traumas pessoais.

“Cada episódio da série tem um tom diferente, um jeito próprio de tratar um assunto fundamental do nosso realismo social a partir do gênero. Quisemos trazer o assunto de uma relação entre duas mulheres de um jeito que aproxime o público, mostrando os movimentos comuns, universais, a uma história de amor com seus encontros, desencontros, medos, desavenças, reconciliações, onde todos podemos nos reconhecer e sentir empatia,” conta Luisa Lima, que assina a direção do episódio com Thereza de Medicis e Graciela Guarani.

“Sísmicas” adentra em uma área pouco explorada na televisão aberta, expondo a vulnerabilidade desses indivíduos de forma crua e realista. A roteirista Hela Santana destaca a representação no episódio. “A série toda traz situações que poderiam ilustrar algo que passou na TV, horas antes, sabe? São coisas muito atuais. Quando pensamos em mulheres trans negras então, são os corpos mais vulneráveis dentro da comunidade. Mais de 80% dos casos de violência e assassinato, e que geralmente contam com requintes de tortura, que a gente tem no Brasil, são entre mulheres trans e travestis negras. E os trans masculinos são os que mais suicidam”, pontua. “Colocar esse olhar sobre esses terrores femininos em sua multiplicidade e essa possibilidade de explorar a diversidade em outro lugar, para quem consome séries e filmes não é muito estranho, mas, na TV aberta, é inovador”, celebra. Ao retratar a realidade das mulheres trans negras,

Em meio a esses desafios, uma mensagem de esperança e resiliência é tecida. Renata Martins, cocriadora da série, cita a filósofa bell hooks, dizendo que “para amar verdadeiramente, devemos aprender a misturar vários ingredientes – carinho, afeição, reconhecimento, respeito, compromisso e confiança, assim como honestidade e comunicação aberta”. “Sísmicas” é uma manifestação desses ingredientes e convida o público a refletir sobre sua própria construção amorosa.

As expectativas são altas para este episódio, e as criadoras da série esperam que tanto a comunidade LGBTQIAPN+ quanto o público em geral se sintam representados e inspirados pelo relacionamento de Lena e Kátia. A série está programada para ir ao ar no dia 26 de junho, na TV Globo, trazendo uma história de amor tocante, uma reflexão sobre os desafios da vida moderna e a afirmação da identidade e do orgulho LGBTQIAPN+.

“Sísmicas” é o terceiro episódio da série antológica “Histórias Impossíveis”. “Mancha”, o episódio de estreia da série, nos mostra uma trama que gira em torno da empregada doméstica Mayara (Luellem de Castro), que está em seu último dia de trabalho. Mayara acredita que sua patroa, Laura (Isabel Teixeira), é diferente das outras patroas, mas logo descobre que seus medos femininos não são diferentes dos de outras mulheres. Já o segundo episódio, “Pintadas”, marcou a semana do Dia dos Povos Indígenas e conta com uma trama protagonizada por três jovens indígenas: Luara (Ellie Makuxi), Josy (Dandara Queiroz) e Michele (Isabela Santana), abordando temas como preservação ambiental, violência contra mulheres e ancestralidade. Confira o teaser e o making of dos primeiros episódios a seguir (essa publicação será atualizada assim que o trailer de “Sísmicas” também for divulgado).

Histórias Impossíveis: Mayara tem seu destino selado pela patroa, Laura! | Falas FemininasHistórias Impossíveis: Mayara tem seu destino selado pela patroa, Laura! | Falas Femininas

Making of: Falas Da Terra, Histórias Impossíveis | TV GloboMaking of: Falas Da Terra, Histórias Impossíveis | TV Globo
Compartilhe esse artigo: