Mamotest: IA atua no combate ao câncer de mama na América Latina

Mamotest: IA atua no combate ao câncer de mama na América Latina

No Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana, Afro-Caribenha e da Diáspora, comemorado em 25 de julho, é importante destacar iniciativas que lutam por igualdade e melhorias nas condições de saúde dessas mulheres. Surge então a história inspiradora da Mamotest, uma startup argentina que se dedica ao diagnóstico do câncer de mama na América Latina, doença que afeta de maneira desproporcional mulheres afrodescendentes e marginalizadas.

Equipada com a sofisticação da inteligência artificial, a Mamotest se dedica a detectar o câncer de mama em seus estágios iniciais, visando a mudança do destino de milhares de mulheres. Este compromisso adquire um significado ainda mais especial considerando a realidade dos grupos historicamente marginalizados e destaca a importância de inovações sociais voltadas para mulheres afro-latino-americanas.

Recentemente, a Mamotest expandiu suas operações para o México, uma movimentação estratégica para otimizar o diagnóstico de câncer de mama na região. Os profissionais da saúde que trabalham com radiologia enfrentam grandes desafios na detecção tardia do câncer de mama, muitas vezes perdendo a oportunidade de um tratamento efetivo.

“70% por cento dos casos de câncer de mama no México são detectados em estágios avançados, e 20 mulheres perdem suas vidas diariamente por causa disso”, lamenta Eliza Puente, líder da Fundación CIMA. “O diagnóstico é demorado em nosso país e o acesso ao tratamento é limitado”.

Nesse cenário, surge a Mamotest, fundada por Guillermo Pepe em 2013, com a nobre missão de tornar a tecnologia de triagem e a medicina preventiva mais acessíveis. Ao longo de uma década, a empresa já examinou mais de 650.000 pacientes na Argentina e no México, com 87% dos seus pacientes recebendo um diagnóstico precoce o suficiente para iniciar o tratamento e ter suas vidas preservadas.

A Mamotest destaca-se não apenas pela tecnologia de ponta empregada, em parceria com empresas como a Vara, plataforma alemã de IA, mas também pelo cuidado integral que oferece às pacientes. A empresa promove um modelo de saúde proativo, que se antecipa a doenças detectando-as em estágios iniciais.

A startup já recebeu reconhecimento internacional, sendo selecionada pela ONU e pelo Fórum Econômico Mundial como uma das principais empresas de tecnologia da saúde no mundo e vencedora do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2022. A expansão para outros países, como Brasil, Colômbia e áreas vulneráveis dos Estados Unidos, está em seus planos futuros.

A luta contra o câncer de mama é, sim, uma batalha possível de ser vencida, como demonstra a Mamotest. E Pepe sintetiza essa perspectiva: “Conhecimento e informação são a base para combater o câncer de mama, assim como a colaboração”.

Saiba mais no vídeo a seguir:

Mamotest: Global Winner - Impactful Health Solution - Zayed Sustainability PrizeMamotest: Global Winner – Impactful Health Solution – Zayed Sustainability Prize

Créditos: Imagem Destaque – Maria_Petrishina/Shutterstock

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