Jogo literário vence prêmio nacional de inovação e empreendedorismo

Jogo literário vence prêmio nacional de inovação e empreendedorismo

Com o propósito de estimular a paixão pela literatura e a apreciação da vida e obra de Emily Dickinson, a notável poetisa americana do século XIX, os estudantes mineiros Tássia Martins Almeida Gomes e Igor Lucas Santo Braz, conceberam uma inovação na forma de um jogo para smartphone. Ambos cursam Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e lideram o projeto FullStack Minas, focado em ensinar tecnologias de mercado.

O projeto, que também conta com a contribuição da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), venceu o primeiro lugar na categoria games do Campus Mobile, a 11ª edição do concurso nacional que fomenta jovens talentos a desenvolverem aplicações com impacto social.

Batizado de “Emily Is Afterlife”, o jogo surgiu após Tássia assistir à série “Dickinson” (Apple TV+) e notar que poucos tinham conhecimento sobre a poetisa. Impulsionados pela história e circunstâncias que cercavam Emily Dickinson, a dupla decidiu criar um jogo que proporcionasse uma compreensão mais profunda do contexto em que a escritora vivia, uma sociedade que restringia as mulheres a tarefas domésticas.

O jogo permite interações com membros da família de Emily Dickinson, enquanto o principal desafio é descobrir seus poemas. Nessa busca, os usuários são convidados a resolver quebra-cabeças e cumprir missões, mergulhando na complexa mente da poetisa e, consequentemente, ampliando seu universo cultural.

A premiação, apoiada pelo Instituto Claro, beOn Claro, LSI-TEC e a Escola Politécnica da USP, oferece aos vencedores uma viagem de imersão ao Vale do Silício e um prêmio em dinheiro. Agora, os jovens empreendedores aguardam ansiosamente a viagem ao Vale do Silício (Califórnia, EUA), programada para setembro de 2023. Essa experiência promete não apenas expandir seus conhecimentos tecnológicos, mas também oferecer um vislumbre do universo das startups.

Através do jogo “Emily Is Afterlife”, os jovens empreendedores não só conquistaram o prêmio, mas também prometem revolucionar o modo como a literatura é apreciada pela nova geração. Embora o jogo ainda não esteja disponível ao público, estamos atentos e ansiosos para acompanhar as novidades que esses talentosos empreendedores trarão no próximo capítulo dessa fascinante jornada literária interativa.

Compartilhe esse artigo: