Air 4 All: Melhorando as viagens aéreas de pessoas em cadeiras de rodas

Air 4 All: Melhorando as viagens aéreas de pessoas em cadeiras de rodas

A PriestmanGoode é uma empresa de design multidisciplinar que realiza projetos focados em previsões de tendências para imaginar e moldar um futuro com produtos e serviços melhores para as pessoas, para o planeta e para os negócios.

Seu mais novo projeto, o Air 4 All, consiste em um sistema de assento de avião que permite que usuários de cadeiras de rodas permaneçam em suas cadeiras de rodas durante toda a viagem.

Criado para ser usado em voos comerciais, o Air 4 All foi desenvolvido em parceria com a organização Flying Disabled e com a empresa especializada em segurança de aeronaves SWS Certification.

À primeira vista, o Air 4 All parece um assento de avião comum, mas, com o apertar de hum botão, sua parte inferior pode ser movida para cima, dando espaço para uma cadeira de rodas. O assento conta com um trilho guia, para ajudar a posicionar da cadeira corretamente; e um sistema de fixação, que mantém a cadeira no lugar, garantindo a segurança do usuário durante a viagem.

O assento criado pela PriestimamGoode deve funcionar de forma semelhante aos padrões de segurança para cadeiras de crianças usadas em carros, podendo ser compatível com vários modelos de cadeiras de rodas certificados para voar.

Atualmente, o projeto está em fase de prototipagem e a PriestmanGoode espera que o protótipo esteja pronto em dezembro 2021. A ideia é que o Air 4 All esteja disponível para todas as todas as empresas fabricantes de aviões e cadeiras de rodas. Segundo a empresa, da mesma forma como cadeiras para crianças podem ser produzidas por diferentes empresas e usadas em diferentes modelos de carros, seu objetivo é fazer com que o Air 4 All seja algo universal.

“O Air 4 All é o primeiro sistema desenvolvido em conjunto por uma agência de design, um organismo de certificação e com a contribuição da comunidade de deficientes”, disse Chris Wood, fundador da Flying Disabled, organização que trabalha em pról da acessibilidade na aviação desde 2015. “Estamos ativamente com todas as partes necessárias para garantir que sua solução seja harmonizada e adequada ao objetivo”.