Ulmer Nest: O abrigo com energia solar e proteção contra o frio no inverno alemão

O inverno no hemisfério norte chega ao fim neste mês de março, mas uma iniciativa criada na cidade de Ulm, na Alemanha, ainda merece destaque. Desenvolvidos por um equipe multidisciplinar com o objetivo de abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema, o Ulmer Nest (“Ninho de Ulm”, em tradução livre), são cápsulas modernas, à prova d’água e vento, alimentadas por energia solar e incluem sensor GPS, alarme de fumaça, aquecedor e sistema de detecção de movimento. Segundo a ONG responsável pela iniciativa, o “Ulmer Nest é uma tentativa de complementar as medidas existentes na prevenção de mortes por hipotermia. É uma cápsula de dormir que funciona como um abrigo de emergência para proteger os sem-tetos em noites extremamente frias, do vento e da umidade.”

Ulmer Nest: abrigo para o inverno alemão
Ulmer Nest: abrigo para o inverno alemão
Ulmer Nest: abrigo para o inverno alemão

Lançado inicialmente no inverno de 2020, os protótipos foram confeccionados em aço e madeira, mas ainda não foram fabricados em larga escala. Além da construção das cápsulas, existem outros pontos importantes que o projeto levou em conta e ainda estão sendo aprimorados. Um destes itens é a limpeza. “Um processo de limpeza rápido e direto é importante, tanto para a situação higiênica nos ninhos, quanto para os custos de operação em instalações produtivas. Pensando nisso, o ninho foi projetado para uma limpeza rápida e higiênica utilizando equipamentos de limpeza profissional.” O time responsável completa, “durante os testes de campo ainda estamos aprendendo como o Ulmer Nest será afetado pelo vandalismo e quanto dos danos podem ser corrigidos por meio de limpeza ou simples reparos.”

Leia também: Oonee Mini: Um estacionamento para 10 bikes em uma vaga de carro

Sobre a produção em larga escala, eles afirmam que “no momento, não temos planos ou instruções e também não seremos capazes de produzirmos. Isso se deve, principalmente ao fato de que, ao avaliar nossos protótipos existentes, descobrimos oportunidades de melhoria quase todos os dias, de modo que os planos mudam rapidamente.”

Ulmer Nest: abrigo para o inverno alemão

No site oficial do projeto, o grupo explica que “o Ulmer Nest absolutamente não pretende ser um ‘projeto de arte’, mas o resultado de uma colaboração de seis empresários baseados em Ulm com ampla experiência em design e desenvolvimento de produtos e soluções. Essa combinação única de conhecimento nos permite cobrir todos os aspectos do ninho, desde as escolhas de materiais ou eletrônicos, até o desenvolvimento de software. E se houver necessidade de competências adicionais, podemos acessar uma ampla rede de especialistas locais.”

O grupo ainda explica que, “o Ulmer Nest é um meio de apoiar um grupo específico de pessoas sem-teto, ou seja, aqueles que não podem ir para um abrigo regular para moradores de rua por vários motivos. Isso pode ser devido a problemas físicos ou mentais, mas também porque as pessoas não são necessariamente registradas em Ulm, ou simplesmente porque têm um cachorro e não querem passar a noite separados.”

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail