Oonee Mini: Um estacionamento para 10 bikes em uma vaga de carro

A história da Oonee começou quando seu fundador e morador da cidade de Nova York, Shabazz Stuart, teve sua bicicleta roubada pela terceira vez em 5 anos. Foi dessa forma que ele percebeu que garantir estacionamentos para bicicletas seguros é um ponto essencial para fortalecer a micromobilidade urbana. E assim surgiu o Oonee, que agora ganhou sua versão Mini: uma cápsula desenvolvida para “sobreviver” no ecossistema de Nova York e fornecer até 10 vagas de estacionamento de bicicletas seguros, ocupando apenas o espaço de uma vaga de carro.

O Oonee foi desenvolvido a partir de uma série de feedbcacks da comunidade, contando com a visão de ciclistas, pedestres, administradores de espaços públicos e até mesmo estudantes de escolas.

A instalação e o gerenciamento das cápsulas são feitos pela própria empresa e a sua utilização é gratuita – e para isso, a empresa vende espaço publicitário em suas cápsulas maiores. Para o futuro, a empresa também planeja vender outros serviços, como conserto de bicicletas. 

A tecnologia é um dos recursos principais do Oonee, incluindo um sistema de “acesso inteligente”, que permite que os usuários retirem suas bicicletas da vaga através de um cartão ou até mesmo usando seu smartphone. Além disso, as cápsulas possuem iluminação que permite acesso às vagas mesmo durante a noite, portas que se fecham automaticamente e seguro para as bicicletas enquanto elas estão estacionadas dentro do Oonee.

Para acrescentar um ponto verde em meio ao concreto nova-iorquino, também é possível instalar plantas na parte de cima da cápsula. Uma pintura em pó resistente a arranhões ajuda a proteger o Oonee de vandalismo e danos, enquanto seu acabamento brilhante garante que os pods sejam reflexivos e visíveis durante a noite.

Apesar de ser uma inovação promissora, o projeto de Shabazz Stuart já tem enfrentado desafios. A primeira localização do Oonee, no centro de Manhattan, precisou ser fechada após o Departamento de Transporte da Cidade de Nova York determinar que a publicidade não seria permitida na unidade. Para Shabazz Stuart, ainda é preciso que a gestão pública seja capaz de atuar com mais agilidade para abraçar a inovação. “Se estamos indo para uma realidade do século XXI, onde as cidades são otimizadas para combater as mudanças climáticas, onde alternativas de transporte justas e igualitárias estão prosperando, não podemos usar o livro de regras de ontem”, diz ele.

Atualmente, a empresa faz parte de uma aceleradora de startups de tecnologia urbana chamada Urban-X, e está aberta para receber sugestões sobre onde instalar duas novas cápsulas do Oonee Mini, que serão patrocinadas pela Voi, uma empresa europeia de micromobilidade. E a resposta da comunidade não poderia ser melhor: já no primeiro dia após o anúncio, a Oonee foi inundada com pedidos de pessoas que apoiam a instalação das cápsulas em seus próprios bairros. Em breve, as localizações serão escolhidas e elas deverão estrear nas ruas de Nova York no segundo semestre de 2021.

Para saber mais, clique aqui.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail