EATSY: Uma linha de utensílios pensada para deficientes visuais

EATSY: Uma linha de utensílios pensada para deficientes visuais

Criada pelo designer de produtos Jexter Lim, a linha de utensílios para alimentação EATSY tem o objetivo de auxiliar deficientes visuais no momento de suas refeições.

O conjunto é composto por prato, tigela, xícara e talheres; e cada item possui uma característica distinta com uma espécie de “pistas” sensoriais que facilitam a identificação dos utensílios, além de contarem uma forma que também facilita sua utilização.

EATSY: Uma linha de utensílios pensada para deficientes visuais

O prato, por exemplo, possui uma ponta composta por silicone, que é mais flexível, permitindo que a área funcione como um guia para direcionar os alimentos até a colher. Além dessa funcionalidade, também é possível usar a parte flexível para ingerir e servir alimentos líquidos (como sopas e cremes, por exemplo).

Já o copo possui a mesma aba de silicone flexível, que se retrai para a parte interior do utensílio, facilitando o momento de despejar líquidos nele. E, por fim, os talheres possui um design que permite que eles se fixem nas laterais do prato, para evitar que escorreguem para dentro do item ou que fiquem fora do alcance do usuário. Os talheres podem ser usados ​​por qualquer pessoa, incluindo bem como crianças e idosos.

Segundo Jexter, os talheres ainda foram pensados para que eles pudessem ser empilhados, facilitando o armazenamento no momento em que eles não estejam em uso.

“Fazer refeições é algo que consideramos simples”, diz Jexter. “No entanto, para os deficientes visuais, tarefas simples como comer e servir podem ser extremamente desafiadoras. Eles não podem medir a quantidade de comida coletada com uma colher, e grande parte dos alimentos não consumidos geralmente é deixada espalhada pelo prato. Além disso, o desalinhamento do bico de uma jarra em relação ao copo e talheres caindo dentro de um prato de sopa quente são as piores coisas com as quais um deficiente visual pode ter que lidar durante suas refeições.”

No momento, o EATSY teve apenas seu conceito e testes de uso apresentados por Jexter em sua página no Behance, e ainda não existe uma previsão de comercialização da linha. Para saber mais sobre o projeto de Jexter Lim, clique aqui e confira as imagens a seguir: