Bee Brick: tijolo de concreto reciclado cria um local seguro para abelhas solitárias

Bee Brick: tijolo de concreto reciclado cria um local seguro para abelhas solitárias

Uma das relações mais complexas que temos no planeta hoje é a nossa com as abelhas. Nós as admiramos de longe e desfrutamos do resultado de seu trabalho – o mel –, mas quando a distância entre nós diminui, problemas surgem. Por exemplo, quando elas decidirem que as telhas da uma oferecem as condições perfeitas para construir a casa delas.

Apesar do medo que um grande grupo de abelhas possa provocar, é importante observar que esse medo é equivocado e até injustificado. As abelhas são algumas das mais importantes cuidadoras e trabalhadoras dos ecossistemas do nosso planeta. Já as abelhas solitárias, em particular, são conhecidas por não serem agressivas, pois não têm colmeia ou rainha para proteger, portanto, não picam ameaças potenciais.

Pensando especificamente em proteger essas abelhas solitárias, proporcionando um local onde possam construir seu ninho e ajudar nossa população de abelhas em declínio, o estúdio de design britânico Green&Blue criou o Bee Brick, um tijolo de concreto, feito de 75% de material reciclado, com cavidades para que raras abelhas calamintha azuis (Osmia calaminthae) e as abelhas da família Megachilidae tenham um local seguro para construir seus ninhos.

O estúdio criador do Bee Brick dedica a maior parte de seus projetos a iniciativas de vida selvagem e natureza. Projetado para jardineiros e entusiastas da vida selvagem, o Bee Brick pode ser integrado a qualquer jardim, abrigo de tijolos ou espaço ao ar livre onde as abelhas frequentam.

E, em alguns lugares, esse tipo de cuidado com a vida das abelhas não é apenas opcional. As cidades inglesas de Brighton e Hove exigem que todos os novas construções com mais de cinco metros de altura integrem tijolos para abelhas em seu projeto, bem como espaços para que andorinhas também possam construir seus ninhos.

Como o Bee Brick é um tijolo de concreto funcional, ele pode ser integrado a qualquer estrutura de tijolos da mesma forma que um tijolo tradicional é usado para a construção, ao mesmo tempo que suas cavidades fornecem um espaço seguro para as abelhas solitárias fazerem seus ninhos e se multiplicarem.

“As casas de abelhas podem ser uma forma simples de fazer algo para ajudar nossa população de abelhas em declínio, juntamente com o cultivo “bee-friendly” e outras medidas favoráveis à vida selvagem,” concluem os designers da Green&Blue.

Para saber mais, clique aqui e confira o vídeo a seguir:

Design the way nature intendedDesign the way nature intended
Compartilhe esse artigo: