Base de Impacto: O maior banco de startups de impacto do país

Base de Impacto: O maior banco de startups de impacto do país

O Quintessa, aceleradora de impacto, e a Pipe Social, plataforma de fomento a programas de impacto socioambiental, anunciaram a chegada da Base de Impacto, o maior banco de startups de impacto do país, com mais de 5 mil negócios mapeados. O objetivo da iniciativa é aumentar a oferta de benefícios aos empreendedores e ampliar a sua conexão com o mercado, facilitando a curadoria para que empresas, investidores, institutos, fundações e outros atores trabalhem junto com startups para desenvolver soluções para grandes desafios socioambientais e sua agenda ESG.

“Faz muito sentido respondermos com ainda mais robustez à demanda por geração de inteligência de mercado a partir de dados com qualidade e ainda mais eficácia nas conexões realizadas entre agentes como grandes empresas, investidores e governos de um lado e empreendedores que oferecem soluções do outro”, afirma Anna de Souza Aranha, sócia-diretora do Quintessa.

Segundo comunicado das empresas, as oportunidades da Base de Impacto vão desde conexões comerciais, para fazer negócios com grandes corporações, até programas de aceleração, mentorias, eventos, premiações, acesso a conteúdos — incluindo a ampliação da visibilidade por meio da exposição na vitrine para buscas públicas.

Ouça também: Podcast #77: Panorama dos negócios de impacto no Brasil com Mariana Fonseca, cofundadora da Pipe Social.

Além disso, os empreendedores cadastrados na plataforma poderão receber convites exclusivos: mais de 60% das últimas seleções realizadas pelo Quintessa para seus parceiros (empresas, investidores, institutos) foram feitas por meio de convites diretos para os empreendedores mapeados em sua base, atualmente com mais de 4 mil negócios, sem a abertura de chamadas públicas.

“Ao longo dos nossos 13 anos de atuação, o Quintessa passou a desempenhar o papel de orquestrador e conector dentro do mercado, unindo empreendedores, grandes empresas e outros atores para gerarem impacto positivo de forma integrada. O lançamento da Base de Impacto amplifica esse movimento, trazendo tecnologia e a inteligência de dados para potencializar e facilitar a experiência desses públicos”, diz Anna.

Para Mariana Fonseca, co-fundadora da Pipe Social, a Base de Impacto é uma oportunidade para otimizar esforços, quantificar e qualificar melhor o ecossistema. “A união da base consolidada da Pipe, que superou 5 mil cadastros no último ano, com o nome bastante conhecido do Quintessa no mercado e a diversidade de programas que ele oferece é uma chance de amplificar e otimizar oportunidades para quem interessa: os empreendedores na ponta”, afirma.

Juntas, as organizações já conectaram startups com parceiros como Ambev, Facebook (Meta), Natura, Fundo Vale, BID Lab, Itaú BBA, Braskem, Fundação Lemann, Globo, Fundação Tide Setubal, Beneficiência Portuguesa.

Ouça abaixo o nosso podcast n.23, onde conversamos com Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa, sobre aceleração de negócios de impacto, Guia 2,5 e empreendedorismo.
Compartilhe esse artigo: