Conheça 3 banheiros inovadores ao redor do mundo

O acesso a banheiros e a um sistema de saneamento confiável são questões cruciais para a saúde pública – e até mesmo para a segurança da população de determinadas regiões.

Segundo a Bill & Melinda Gates Foundation, cerca de 4,5 bilhões de pessoas – mais da metade da população mundial – não têm acesso a instalações e serviços de saneamento seguros. A ausência de um sistema de saneamento de qualidade e confiável contribui diretamente com o aumento de doenças transmitidas pela água, causando milhares de mortes todos os anos.


Confira também: “6 vídeos para entender a importância da água limpa e do saneamento


Seja com soluções para grandes centros urbanos, áreas rurais ou até mesmo em campos de refugiados, pessoas vêm trabalhando em soluções inovadoras de banheiros públicos que suprem diferentes demandas em diferentes locais e realidades.

Hoje, conheça 3 banheiros públicos inovadores (e até mesmo inusitados) implementados ao redor do mundo:

LooWatt

LooWatt é um banheiro que pode ser descarregado sem o uso de água, descartando com segurança dejetos humanos para serem transformados em eletricidade e fertilizante.

O sistema do LooWatt oferece uma alternativa segura e sustentável para banheiros fora da rede, como banheiros químicos em festivais ao ar livre ou latrinas. Ao usar os resíduos de forma sustentável para gerar energia, o LooWatt faz parte da economia circular, que visa eliminar o desperdício e a poluição da economia global enquanto restaura os sistemas naturais.

Os resíduos são capturados e selados em um filme de polímero biodegradável, que forma uma eclusa de ar retém doenças e odores de forma segura. Esse conteúdo é coletado e levado a um biodigestor anaeróbico, que produz biogás, fertilizante e eletricidade, que podem ser vendidos para gerar receita.

Atualmente, 800 pessoas em todo o mundo usam o LooWatt. O projeto é financiado pela InnovateUK e pela Bill & Melinda Gates Foundation.

Night Loo

O Night Loo é um urinol pessoal desenvolvido para garotas e mulheres que estão em campos de refugiados.

A designer Anna Meddaugh criou o Night Loo para proporcionar uma opção segura para essas mulheres, que relataram sentir medo de usar o banheiro à noite. Segundo Anna, muitas mulheres que vivem em campos de refugiados evitam comer e beber água à noite ou chegam a solicitar fraldas adultas para que não precisem sair de seus abrigos quando já está escuro.

O Night Loo é uma “caixa sanitária” portátil e reutilizável de silicone, que contém em seu interior contas de polímero (conhecido como neve instantânea), que absorvem os líquidos e os odores rapidamente. Ele pode ser usado dentro dos abrigos, à noite, as mantendo seguras de qualquer ameaça de violência sexual que pode haver do lado de fora. E, pela manhã, o conteúdo da caixa pode ser despejado em um banheiro público.

Para saber todos os detalhes do projeto, clique aqui. Confira também alguns vídeos abaixo (em inglês).

Tokyo Toilet Project

Criado pelo arquiteto Shigeru Ban, esse banheiro público possui paredes transparentes que ficam opacas enquanto estão ocupadas.

Com instalações localizadas no Yoyogi Fukamachi Mini Park e no Haru-no-Ogawa Community Park – ambos no bairro de Shibuya, em Tóquio, Japão –, a criação de Shigeru Ban faz parte do projeto Tokyo Toilet, da organização sem fins lucrativos Nippon Foundation, que está contando com a ajuda de 16 criativos de todo o mundo para redesenhar banheiros públicos em 17 locais no área central de Shibuya.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail