6 vídeos para entender a importância da água limpa e do saneamento

Tomar banho, escovar os dentes, usar o vaso sanitário, lavar as mãos, cozinhar, lavar os pratos, lavar roupa, limpar a casa, se hidratar, tomar um comprimido. Existe uma lista gigantesca de atividades diárias que envolvem um item em comum: água limpa. Ela está sempre ali, você abre uma torneira ou aperta um botão e pronto. É algo que está tão presente em nosso dia a dia que muitas vezes sequer paramos para pensar que todo o processo que faz com que essa água chegue até nossas casas não é tão simples assim. E, para milhões de pessoas no mundo todo, essa é uma questão mil vezes mais complexa do que um simples girar de torneira.

A água é um elemento essencial para a vida. E, apesar de a maior parte da superfície de nosso planeta ser azul, milhões de pessoas ao redor do globo sofrem por problemas relacionados à falta de água limpa e potável. Confira alguns números desse cenário:

  • 71% da superfície do planeta Terra é coberta por água;
  • 98% dessa água está no mar, cheia de sal;
  • 783 milhões de pessoas no planeta não têm acesso a água limpa e potável;
  • A falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade anualmente;
  • Doenças causadas principalmente pelo contato com água suja, matam cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano;
  • No Brasil, Mais de 4 milhões de pessoas não têm acesso a banheiro;
  • Mais de 96 milhões de brasileiros não têm acesso a coleta e tratamento de esgoto.

Hoje, confira uma seleção especial de TED Talks de pessoas que estão trabalhando em pesquisas e soluções que buscam resolver os problemas causados pela falta de acesso ao saneamento básico.


Leia também: “O Código Bill Gates: Histórias e desafios por trás de uma das mentes mais incríveis do mundo


Francis de los Reyes: Saneamento é um direito humano básico

Atenção: Esta palestra pode conter muito mais do que você jamais quis saber sobre como o mundo faz suas necessidades fisiológicas. Mas como o ativista sanitário Francis de los Reyes pergunta: Será que todos não merecem um lugar seguro para fazer isso?


LaToya Ruby Frazier: Uma solução criativa para a crise aquífera em Flint, Michigan

A artista LaToya Ruby Frazier morou durante cinco anos em Flint, em Michigan, documentando a vida das pessoas afetadas pela crise aquífera e realizou um ensaio fotográfico chamado “Flint is Family”. Enquanto a crise aquífera se prolongava, LaToya percebeu que seria necessário mais do que uma série de fotografias para trazer alívio para a população. Nesta palestra inspiradora e surpreendente, ela compartilha o seu empenho em trazer água limpa e gratuita para a população de Flint.


Tina Arrowood: Uma economia circular para o sal, que mantém os rios limpos

Durante o inverno de 2018-2019, um milhão de toneladas de sal foram usadas apenas nas estradas geladas do estado da Pensilvânia. O sal de usos industriais como esse geralmente acaba em rios de água doce, tornando a água não potável e contribuindo para uma crescente crise global. Como podemos proteger melhor esses preciosos recursos naturais? A físico-química orgânica Tina Arrowood compartilha um plano de três etapas para manter o sal fora dos rios, e criar uma economia circular de sal que transforme subprodutos industriais em recursos valiosos.


Sonaar Luthra: Precisamos monitorar a água do mundo assim como monitoramos o clima

Precisamos de um serviço climático global para a água, afirma o empresário Sonaar Luthra. Em uma palestra sobre responsabilidade ambiental, Luthra mostra como poderíamos prever escassez e riscos hídricos com um esforço global de coleta de dados, assim como monitoramos o movimento de tempestades, e ouvir melhor o que a Terra está nos dizendo.


Kelsey Leonard: Por que lagos e rios deveriam ter os mesmos direitos que os seres humanos

A água é essencial à vida. No entanto, aos olhos da lei, ela permanece praticamente desprotegida, deixando muitas comunidades sem acesso à água potável, diz Kelsey Leonard, jurista. Nesta palestra poderosa, ela mostra por que a concessão de “personalidade” legal a lagos e rios, dando a eles os mesmos direitos legais que é dado aos seres humanos é o primeiro passo para proteger nossas massas de água e transformar fundamentalmente como valorizamos esse recurso vital.


Fahad Al-Attiya: Um país sem água

Imagine um país com energia abundante – óleo e gás, luz do sol, vento (e dinheiro) – mas sem algo essencial à vida: água. O engenheiro de infra-estrutura Fahad Al-Attiya descreve as formas inesperadas em que a pequena nação de Qatar no Oriente Médio cria seu abastecimento de água.

Créditos: Imagem Destaque – ShotPrime Studio / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail