AquiPor: Um pavimento que filtra a água da chuva e ajuda a prevenir inundações

AquiPor: Um pavimento que filtra a água da chuva e ajuda a prevenir inundações

Como disse Antoine-Laurent de Lavoisier, “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. A quantidade de água presente no planeta Terra desde sua criação é a mesma, não é possível adquirir uma dose extra de água e, por isso, é preciso cuidar daquilo que temos.

Atualmente, nós precisamos lidar com uma série de problemas que impedem que essa água receba o devido cuidado. No Brasil, por exemplo, apenas 40% do esgoto gerado sofre algum tipo de tratamento. Enquanto isso, quando ampliamos essa lente e olhamos para o mundo todo, vemos que 783 milhões de pessoas não têm acesso a água limpa e potável.

Como uma solução para resolver parte deste problema, a startup de Washington (EUA) desenvolveu o AquiPor, um material de superfície dura e permeável, que possui a resistência e durabilidade do concreto, com taxas de permeabilidade à água que permitem que grandes volumes de chuva passem por ele naturalmente.

O AquiPor funciona como um filtro, capaz de eliminar poluentes nocivos de águas pluviais, e pode ser usado para pavimentar ruas e estradas. Com a porosidade medida em 1-5 mícrons, o material pode filtrar a água da chuva sem entupir com sujeira e detritos, fazendo com que essa água simplesmente passe pelo material, retornando naturalmente ao solo localizado logo abaixo dele.

A solução é projetada para ser tão durável quanto o concreto comum, mas permeável o suficiente para lidar com até 63 cm de água por hora, ajudando a eliminar o escoamento em grande escala, trabalhando também no combate a inundações.

Para as cidades, a solução pode ser potencialmente mais barata do que uma atualização da infraestrutura de drenagem pluvial. A cidade Spokane, por exemplo, onde a startup está sediada, gastou cerca de US$ 350 milhões em novos túneis e tanques de águas pluviais; mas, caso o investimento fosse a aplicação do AquiPor no principais bairros, o gasto poderia ter sido de US$ 5 milhões, em vez disso.

Atualmente, a startup está desenvolvendo o material para realizar um teste piloto em escala menor, em um bairro privado localizado em Spokane. O teste começará com a aplicação do material em estacionamentos, praças, calçadas e outras superfícies pavimentadas, até, por fim, tomar as ruas.

Para saber e ficar por dentro das novidades, clique aqui e confira o site oficial do projeto.

What is AquiPor and it's revolutionary technology?What is AquiPor and it’s revolutionary technology?