Categories Soluções de ImpactoPosted on 14/08/202012/05/2022Da garrafa ao cartão de crédito: A luta contra os produtos plásticos Nos últimos meses, transformamos o nosso modo de consumo. Seja no aumento de produtos em casa, que — consequentemente — fizeram com que o lixo doméstico aumentasse, ou no elevado volume de produtos de limpeza (ouça nosso podcast abaixo), o modo como consumimos praticamente tudo mudou de uma hora para outra. Essa mudança de comportamento afeta diretamente o meio ambiente e já é previsto que a quantidade de lixo plástico despejada nos oceanos todos os anos quase triplicará até 2040, chegando a 29 milhões de toneladas métricas. A boa notícia é que grande parte da população entendeu o atual cenário. Atualmente, mais de três quartos das pessoas dizem estar “muito preocupadas” com o meio ambiente e acham que as empresas deveriam estar fazendo mais para lidar com seu impacto no planeta. Enquanto os consumidores procuram maneiras de ajudar a combater as mudanças climáticas por meio de suas próprias ações positivas, muitos estão limitando a utilização de plásticos usados uma única vez. Os exemplos vêm das mais diversas áreas. A Diageo, produtora de bebidas, entre elas a Johnnie Walker, anunciou recentemente uma embalagem de papel e 100% livre de plástico para a nova garrafa de Johnnie Walker Black Label. Com previsão para chegar ao mercado em 2021, a nova embalagem é feita de celulose de origem sustentável e será totalmente reciclável. Leia também: O ciclo de vida (quase infinito) de uma garrafa plástica “Estamos orgulhosos de termos criado essa embalagem inédita. Buscamos constantemente nos superar, e essa embalagem sustentável tem o potencial de ser um grande marco. Há muito sentido em estreá-la com a Johnnie Walker, uma marca que sempre abriu caminhos para a inovação em seus 200 anos de vida”, afirmou Ewan Andrew, diretor global de sustentabilidade da Diageo, em comunicado. A iniciativa da Diageo faz parte de seu compromisso com o item 12, de consumo e produção responsável, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A diretriz para este objetivo é assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis e as metas incluem reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; entre outros. Plásticos Recicláveis: O setor de pagamentos rumo a um futuro mais sustentável A Mastercard, por exemplo, trabalhou com parceiros globais do setor para desenvolver um programa de cartões sustentáveis para todos os emissores de cartões plásticos em todo o mundo. Um novo catálogo de materiais e fornecedores sustentáveis para produtos de cartão de pagamentos tem como objetivo tornar escolhas sustentáveis a primeira opção de todas as instituições financeiras no mundo e impulsionar uma inovação aprimorada. Hoje, as ofertas de cartões sustentáveis da Mastercard estão disponíveis para consumidores em mais de uma dúzia de países em todo o mundo, e mais de 60 instituições financeiras emitiram cartões com materiais aprovados feitos de plásticos recicláveis, de fontes biológicas, sem cloro, degradáveis e amigáveis aos oceanos. Entre essas instituições estão o Crédit Agricole e o Mauritius Commercial Bank (MCB), bem como o Santander, que emitirá esses cartões em breve. Com esse recurso, os bancos poderão aprender mais sobre essas alternativas, conectar-se aos fabricantes de cartões e, por fim, aumentar suas próprias iniciativas de sustentabilidade com uma mudança sistêmica em sua cadeia de suprimentos. Essa iniciativa é um novo marco de um esforço de vários anos que levará ao lançamento do sistema de certificação global da Mastercard para cartões sustentáveis aprovados. Ele se baseia na GPP (Greener Payments Partnership), formada em 2018 pela Mastercard e os fabricantes de cartões Gemalto, Giesecke+Devrient e IDEMIA para estabelecer as melhores práticas ambientais e reduzir o uso de plástico PVC de primeira utilização na fabricação de cartões. Seis bilhões de cartões de pagamento são produzidos a cada ano, geralmente de PVC. Esses cartões são substituídos, em média, a cada três a quatro anos, e os cartões descartados vão para aterros em todo o mundo. “Nosso objetivo é simples: queremos ajudar os bancos a oferecer mais cartões ecológicos aos consumidores e estamos tomando medidas concretas para promover essa mudança. Dessa forma, todos se beneficiam – é melhor para o meio ambiente, é melhor para os negócios e atende às crescentes necessidades dos consumidores”, diz Ajay Bhalla, Presidente de Cyber & Intelligence da Mastercard. “Estamos empolgados em ver nossos esforços ganhando força em tantas partes do mundo e esperamos que mais organizações se unam a nós, pois usamos o nosso poder coletivamente para o bem para enfrentar esses desafios ambientais urgentes”. Imagem Destaque: Andrew Stripes/Shutterstock Compartilhe esse artigo: