Abelhas encontram refúgio na embalagem do gin da Inverroche

Abelhas encontram refúgio na embalagem do gin da Inverroche

Você já ouviu falar em uma garrafa de gin que também serve de casa para abelhas? Parece algo saído de um conto futurista, mas é real e tem uma proposta ecológica fantástica.

A marca de bebidas Inverroche é pioneira do movimento de gin artesanal que emergiu na África do Sul na última década. E o sabor de alguns de seus gins é atribuído ao Fynbos, um arbusto sul-africano. As abelhas solitárias são vitais para a polinização do Fynbos. Portanto, sem essas abelhas, que sofreram um declínio de 70% em sua população, o gin da Inverroche perderia sua essência característica e sequer existiria.

Visando retribuir a essas pequenas trabalhadoras, em setembro passado, a Inverroche lançou uma edição limitada de sua embalagem, carinhosamente batizada de Bee&Bee (uma brincadeira com a palavra em inglês B&B, que significa Bed and Breakfast, mas aqui tratando-se de abelhas). O propósito? Servir como um “hotel” para as abelhas solitárias da África do Sul.

As abelhas solitárias são diferentes das abelhas de colmeia. Elas não têm colmeia e dependem de locais de nidificação para sobreviver. Esses pequenos insetos são vitais para o ecossistema, sendo responsáveis pela polinização de cerca de um terço das culturas alimentares do mundo. Entre elas, o Fynbos.

Mas como exatamente essa embalagem funciona como um hotel para abelhas? Bom, a embalagem é feita de madeira de eucalipto, espécie invasora na África do Sul. A construção foi possível graças à colaboração com a Houtlander, uma empresa de carpintaria sustentável, e a organização Working for Water, focada no controle do impacto de espécies vegetais alienígenas na flora nativa.

E, para garantir que esse hotel fosse do agrado de suas hóspedes, a Inverroche contou com a ajuda da pesquisadora de biodiversidade Chevonne Reynolds. Sob sua orientação, a madeira permaneceu sem tratamento, sem tinta, tinta ou verniz. Utilizando um laser para gravar o logo da Inverroche e substituindo parafusos por cavilhas de madeira, a embalagem não é apenas amigável para as abelhas, mas também biodegradável.

Cada caixa possui 112 orifícios, cada um capaz de abrigar uma abelha solitária. Até agora, foram criados 6.000 desses hotéis, com potencial para abrigar 672.000 abelhas solitárias.

Se um dia você se deparar com uma dessas embalagens, saiba que não está apenas adquirindo um excelente gin, mas também contribuindo para uma causa maior. Saúde!

Open Your Inverroche Bee&Bee TodayOpen Your Inverroche Bee&Bee Today
Compartilhe esse artigo: