Sofia: E se a inteligência artificial não fosse algo tão artificial assim?

A primeira radionovela foi transmitida no Brasil em junho de 1941. Quase 80 anos depois, as radionovelas ganharam uma nova forma e tem sido cada vez mais comum encontrarmos novos títulos de áudio dramas em formato de podcasts – ou então “podnovelas” –, no Brasil e no mundo todo.

Em abril de 2018, a Gimlet (agora uma empresa do Spotify) lançou “Sandra”, um drama fictício em formato de podcast que, em sete episódios, descreve um mundo em que a inteligência artificial não é algo tão artificial assim. Com grandes nomes (e vozes) como Alia Shawkat, Kristin Wiig e Ethan Hawke, a história fala sobre tecnologia, segurança e autoatualização. A produção foi aclamada pela crítica e, então, o Spotify decidiu que ela deveria ser compartilhada mundo afora.

Em Julho, o Spotify e a Gimlet lançaram uma versão localizada exclusiva do podcast “Sandra” em quatro países: França, Alemanha, México e Brasil. O programa não foi apenas traduzido para cada idioma local, mas também ganhou um novo nome em cada país. As equipes do Spotify Studios na França, na Alemanha, no México e no Brasil trabalharam com diretores locais para adaptar o roteiro e reimaginar o podcast com a representação da cultura, do idioma e das nuances locais.

No Brasil, “Sofia” tem direção de Mabel Cézar e nomes como Monica Iozzi, Cris Vianna, Otaviano Costa e Hugo Bonemer no elenco. Na história, conhecemos Helena, que sempre sonhou em sair de sua cidade natal e, ao conseguir um emprego na empresa responsável por SOFIA, o programa de inteligência artificial favorito do momento, ela sente que essa é sua chance.

A adaptação da história criada por Matthew Derby e Kevin Moffat é um marco importante para o mercado de podcasts em todo o mundo. Todos os episódios já estão disponíveis no Spotify e podem ser ouvidos na plataforma gratuitamente. A seguir, confira o trailer de “Sofia” e clique aqui para ouvir a história completa.

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail