O pódio de Rayssa Leal e o empoderamento feminino através do esporte

O pódio de Rayssa Leal e o empoderamento feminino através do esporte

Quando muitos já achavam incrível uma menina de apenas 13 anos ter se classificado para representar o Brasil na estreia do skate em uma Olimpíada, a maranhense Rayssa Leal foi além e conquistou a prata na categoria street (que possui uma pista com obstáculos similares aos encontrados nas ruas, como corrimões, rampas, degraus e muretas).

E assim, Rayssa se tornou a brasileira mais jovem da história a conquistar uma medalha olímpica e é a medalhista mais jovem dos Jogos Olímpicos em 85 anos.

A vitória de Rayssa inspira ainda mais uma conversa que precisa ser alimentada constantemente: a da representatividade feminina principalmente nos esportes que por muito tempo (e talvez até hoje, por uma parte da sociedade) não foram considerados “adequados” para meninas e mulheres. E, como toda história precisa de um começo, a pergunta que mais precisamos querer responder (e colocar essa resposta em prática) é: Como incentivar a representatividade feminina nesses esportes?

Hoje, confira uma seleção especial de podcasts e TED Talks que irão te convidar para uma reflexão sobre empoderamento e te levarão em uma viagem histórica sobre esportes, luta e representatividade.

Podcast “Outro lado da história

Saiba a origem do Skate, como chegou aqui no Brasil e a tentativa de marginalização da prática. Confira todas as influências e transformações até a medalha histórica de Rayssa Leal nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


Podcast “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”

Era uma vez uma garota de óculos que amava tênis. Ela foi engenhosa e descobriu uma maneira de conseguir aulas de tênis de graça, já que sua família não tinha muito dinheiro. Quando se tornou campeã nacional, começou a lutar pela igualdade de direitos dentro do circuito de tênis: salário igual para homens e mulheres. Isso levou a uma revolução no esporte, abrindo caminho para futuras super estrelas femininas como Venus e Serena Williams.

Essa história inspiradora é lida por Karen Jonz, tetra-campeã mundial e a primeira mulher brasileira campeã mundial de skate vertical.


Este ícone do tênis abriu caminho para as mulheres nos esportes

A lenda do tênis, Billie Jean King, não é apenas uma das pioneiras do tênis feminino – ela é uma pioneira das mulheres que receberam salário. Nesta conversa descontraída, ela fala sobre identidade, o papel do desporto na justiça social e da famosa partida Batalha dos Sexos contra Bobby Riggs.


Para criar meninas corajosas, incentive a aventura

As meninas corajosas andam de skate, sobem em árvores, fazem escalada, caem, arranham os joelhos e se levantam logo em seguida. E elas crescem para se tornarem mulheres destemidas. Aprenda como incentivar pequenas tomadas de risco produtivas e educar meninas confiantes com as histórias e os conselhos da bombeira, pilota de parapente e aventureira Caroline Paul.


Para as futuras gerações de mulheres, vocês são as raízes da mudança

A ativista e autora Gloria Steinem é um ícone do movimento feminista global. Ela passou a vida desafiando estereótipos, quebrando barreiras sociais e lutando pela igualdade. Em conversa com a curadora do TEDWomen, Pat Mitchell, Steinem reflete sobre as raízes revolucionárias do movimento feminista, a necessidade fundamental da interseccionalidade para combater o preconceito e como ela superou seus medos com o apoio de amigas. Agora ela estimula as futuras gerações de mulheres a defenderem-se umas às outras em solidariedade, e a descobrirem a liberdade encontrada no companheirismo e na comunidade.

__

Créditos: Imagem Destaque – Wander Roberto/COB