Intel e Preta, Nerd & Burning Hell criam projeto que visa democratizar o ensino

Intel e Preta, Nerd & Burning Hell criam projeto que visa democratizar o ensino

A Intel e a criadora de conteúdo Preta, Nerd & Burning Hell anunciaram a Pretaenerd Academy, projeto que visa democratizar o ensino através aulas de inglês, oficinas de estudo e conectando conceitos e bibliografias específicas ao universo nerd, de maneira acessível e didática.

Serão ofertadas oficinas, minicursos e cursos gratuitos com especialistas, na modalidade remota, para potencializar a oportunidade para que pessoas negras tenham acesso a conhecimentos teóricos e práticos que sirvam como ferramentas para emancipação individual e empoderamento coletivo.

A doutoranda em literatura e idealizadora do Preta, Nerd & Burning Hell, Anne Quiangala, irá apresentar oficinas sobre seu principal tema de estudos (o Horror Negro), organização e escrita. Além de Quiangala, já confirmaram participação no projeto o autor e mestre em literatura afrofuturista Waldson Souza (Afrofuturismo: o futuro ancestral na ficção especulativa) e a mestra em história Tainá Elis (Império e Imperialismo em Star Wars).  

Com o apoio da Intel, a Pretaenerd Academy passa a disponibilizar aulas de inglês usando o método Black Nerd English, método de ensino de inglês focado na perspectiva preta, nerd e que tem como objetivo o aprendizado de forma comunitária (através de experiências coletivas ligadas ao mundo nerd). As turmas serão conduzidas pelo sociólogo com formação no ensino de língua inglesa André Severino.  

“A diversidade é a maior igualdade que possuímos, mas alguns grupos têm muita dificuldade de inclusão e capacitação devido às desigualdades gritantes que assolam o Brasil e o mundo. Para a Intel, incentivar iniciativas como a do Pretaenerd Academy  vão de encontro com o que a Intel busca em suas metas de 2030, que é levar inclusão, diversidade e conhecimento democrático para todos” salienta, Roberta Knijnik, Gerente de Vendas e Marketing da Intel Brasil e líder da América Latina do WIN (Women at Intel Network), programa de empoderamento feminino e equidade de gênero da Intel.

As oficinas ocorrerão uma vez por mês até o mês de junho, são gratuitas e suas inscrições ocorrem nos primeiros quinze dias de cada mês. A seleção é feita por ordem de inscrição, que pode ser feita neste link. Para participar, não é necessário ter formação acadêmica, e nenhum outro requisito é exigido.

As inscrições para as turmas de Black Nerd English estão abertas até 20 de março de 2022. O curso tem um ano de duração em cada um dos níveis (A1, B1 e C2), e podem ser feitas neste link.

Para mais informações sobre a Pretaenerd Academy, clique aqui.

__

Créditos: Imagem Destaque – Gorodenkoff / Shutterstock

Compartilhe esse artigo: