Where: Um serviço digital para gestão de pessoas e escritórios

Os últimos meses foram decisivos na transformação da forma como trabalhamos e nos relacionamos. Em um cenário no qual o “novo normal” impõe novas medidas de segurança para a convivência entre as pessoas, as empresas que se preparam para voltar aos seus escritórios foram obrigadas a repensar culturas organizacionais e ressignificar a sua relação com o espaço físico. Para facilitar esse processo, a Bolha, estúdio de tecnologia e soluções digitais, e a Questtonó, consultoria de inovação e design, apresentaram recentemente o Where, startup que oferece uma nova solução digital para a organização de pessoas e postos de trabalho em escritórios.

Grandes e pequenas empresas podem se beneficiar da plataforma, cujo objetivo é tornar a gestão de espaços de trabalho mais eficiente. Ela traz diversas funcionalidades para auxiliar nesse processo de forma segura e adequada ao momento, como por exemplo uma melhor visualização sobre os locais vazios e ocupados no escritório, assegurando o distanciamento físico entre os funcionários nas mesas. O serviço é 100% digital e pode ser acessado pelo celular ou pelo computador.

Where: Um serviço digital para gestão de pessoas e escritórios

Outro benefício que o Where oferece é a possibilidade de diminuir entre 40% e 50% o espaço físico da empresa, caso ela adote o home office, com suporte total da gestão da plataforma. Dessa forma, é possível trabalhar com a equipe de forma rotativa, o que, consequentemente, faz com que as despesas com o escritório diminuam. Só para se ter uma ideia, o custo médio por posto de trabalho na cidade de São Paulo gira em torno de R$ 1.093,00 mensalmente, incluindo média de custo de m2, energia e transporte, segundo pesquisas feitas pela Questtonó. Isso significa que se uma empresa com 100 funcionários decide trabalhar com metade da capacidade, ela economiza R$ 54.650,00 por mês. Outra possibilidade, caso a empresa não tenha o objetivo de diminuir seu espaço, é transformar os postos de trabalho não mais utilizados em locais de convivência entre os colaboradores, engajando e tornando a experiência do espaço ainda mais relevante.

Para Nagib Nassif, um dos criadores da iniciativa, o Where é uma ferramenta que  facilita a mudança de cultura nos escritórios e do que se entende como o “novo normal”. “O projeto faz sentido para empresas que buscam inovar, reduzir custos e que se preocupam com a segurança e com as relações dos profissionais em ambientes de trabalho. Não basta simplesmente voltar aos lugares físicos, mas sim fazer todo esse processo de forma segura e responsável”, explica Nagib, hoje CEO da Bolha e CTO da Questtonó.

O Where já teve seu desenvolvimento concluído e já está em uso por algumas empresas. “O interessante da plataforma é que conseguimos adaptá-la de acordo com as demandas e preferências da empresa. É possível, por exemplo, saber quais mesas foram higienizadas; visualizar a ocupação do escritório no dia; o distanciamento entre os funcionários; checar se pessoa com quem preciso marcar uma reunião já está presente. Abre-se, então, diversas possibilidades de serviços que o Where pode proporcionar”, diz Nagib. 

O serviço pode ser acessado através deste site. O custo de assinatura é mensal e também inclui a despesa com possíveis configurações do app, variando de acordo com a quantidade de funcionários.

__

Créditos: Imagem Destaque – Jacob Lund / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail