Vem CA vence prêmio internacional de inovação em acessibilidade e inclusão

Vem CA vence prêmio internacional de inovação em acessibilidade e inclusão

A ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, referência em inclusão e acessibilidade, recebeu a notícia de que pela quarta vez irá à sede da ONU em Viena, Áustria, receber uma premiação, que acontece de 23 a 25 de fevereiro, em evento híbrido. O projeto a ser condecorado na Zero Project Conference 2022, o mais reconhecido evento internacional em acessibilidade e inclusão, é o aplicativo acessível Vem CA, uma plataforma (disponível para Android e iOS) que promove o encontro entre quem precisa com quem oferece acessibilidade, comunicacional e física, para desfrutar de cultura, de lazer e de entretenimento.

A Escola de Gente é a única ONG da América Latina contemplada quatro vezes (2014, 2016, 2019 e 2022) nesta premiação internacional, promovida anualmente, desde 2012. O júri do prêmio é composto por mais de mil especialistas de 186 países.

Para Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente, a premiação reforça o quanto é fundamental investir em iniciativas inovadoras de inclusão e de acessibilidade que repercutam de forma global e possam ser disseminadas em qualquer país.

“Estamos muito felizes por mais esse reconhecimento do Zero Project. A premiação confirma a importância do Vem CA como ideia que transforma em prática conceitos como sustentabilidade e inclusão. Durante a pandemia, a Escola de Gente viu crescer a responsabilidade social do Vem CA, pela sua rara oferta de acessibilidade, e decidiu dedicar esforços para ampliar seu escopo. Hoje ele é uma plataforma de interação e de oferta de conteúdos e serviços plenamente acessíveis, gerando impacto positivo em um cenário de exclusão digital, desemprego e falta de alternativas de geração de renda”, afirma.

Segundo dados da ONU, 80% das pessoas com deficiência vivem nas regiões mais pobres dos países em desenvolvimento, como o Brasil. Com a pandemia de coronavírus, a população de pessoas com deficiência, assim como outras historicamente impedidas de circular pelo mundo digital, passaram a enfrentar a maior exclusão de suas histórias. A falta de acessibilidade comunicacional, associada à ausência de conectividade digital, transformou o isolamento social em uma condição sem precedentes de sofrimento psicológico e de risco à vida para grupos vulneráveis.

O Zero Project Award foi idealizado para apoiar a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em todo o mundo. Na premiação de 2022, o foco é o Artigo 9 da Convenção, que trata da acessibilidade como um direito. No Brasil, a Convenção foi ratificada com status de Constituição em 2009.

Ao todo foram 76 projetos, de 35 países, que receberão a oportunidade de mostrar seu trabalho inovador na Conferência Anual do Zero Project em 2022 e serão citados no Relatório anual do Zero Project, que será compartilhado online e impresso com especialistas em todo o mundo.

Para conhecer outros projetos da ONG Escola de Gente, clique aqui. A seguir, confira o “Filme do Teatro Acessível”, o vídeo, com total acessibilidade, fez parte da 2ª Mostra de Teatro Acessível.

Filme do Teatro Acessível - CompletoFilme do Teatro Acessível – Completo

__

Créditos: Imagem Destaque – PH888 / Shutterstock