Inovação e Acessibilidade: Como a Sony desenvolveu o Controle Access

Inovação e Acessibilidade: Como a Sony desenvolveu o Controle Access

Em 6 de dezembro, a comunidade gamer presenciará um marco notável, vindo da Sony: o Controle Access. Este dispositivo, desenhado meticulosamente para o PlayStation 5, visa atender gamers com mobilidade reduzida, proporcionando uma experiência de jogo incomparável. Com uma riqueza de características personalizáveis, o Controle Access destaca-se por sua habilidade em adaptar-se às necessidades únicas de cada jogador.

Os jogadores poderão redefinir a disposição dos botões intercambiáveis e das tampas dos sticks, escolhendo entre uma variedade de formatos e designs. Graças à sua forma “floral”, o controle pode ser operado de qualquer orientação de 360 graus. Além disso, oferece a opção de conexão com acessórios de acessibilidade de terceiros, por meio de suas quatro portas de expansão padrão do setor de 3,5mm.

A personalização alcança novos patamares com a capacidade de criar até 30 perfis de controle, ajustar configurações de sticks, alternar comandos e até mesmo desativar botões para evitar pressionamentos acidentais. Uma característica notável é a capacidade de emparelhar até dois controles Access e um controle sem fio DualSense, para uso colaborativo.

No processo de desenvolvimento do Controle Access, o time de design da Sony Interactive Entertainment mergulhou fundo, analisando dados demográficos e médicos, antes de perceber a necessidade de uma abordagem mais holística. Eles perceberam que a deficiência é uma experiência única e dinâmica, que pode evoluir ou regredir com o tempo.

Em parceria com uma comunidade de gamers com habilidades diversas, a equipe de design da Sony trabalhou lado a lado com organizações como AbleGamers, Stack Up e SpecialEffect. O resultado? Um controle inovador, que não necessita ser segurado para ser utilizado, com botões maiores, organizados em um único plano, e sticks ajustáveis para proporcionar o máximo de conforto e durabilidade durante o jogo.

E a Sony também repensou o design da embalagem, garantindo que a caixa do Controle Access pudesse ser aberta com apenas uma mão e com fácil acesso ao interior da caixa, onde cada componente do kit está organizado de forma intuitiva e acessível.

Para complementar, a Sony introduziu o Kit de Jogos Adaptável Logitech G para o Controle Access, desenvolvido em colaboração com a equipe da Sony Interactive Entertainment e a comunidade de acessibilidade. Este kit oferece botões e gatilhos adicionais, ampliando ainda mais as opções de personalização.

O Controle Access e o Kit de Jogos Adaptáveis Logitech G representam um passo significativo em direção a um mundo de jogos mais inclusivo. Com pré-venda já disponível, a Sony se prepara ansiosamente para o lançamento em 6 de dezembro de 2023, marcando assim um novo capítulo na história dos videogames acessíveis.

Access Controller - Design Story | PS5Access Controller – Design Story | PS5
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