Openbike: Agora você pode baixar e fabricar sua própria bicicleta

Openbike: Agora você pode baixar e fabricar sua própria bicicleta

O estúdio espanhol Arquimaña está desenvolvendo soluções para reduzir as emissões de carbono nas cidades e, ao mesmo tempo, capacitar as pessoas com tecnologia. Uma dessas soluções é uma bicicleta de madeira que pode ter seu modelo baixado e fabricada por qualquer pessoa no mundo.

Segundo os arquitetos Raquel Ares e Iñaki Albistur, a Openbike é um manifesto sobre urbanismo sustentável, transporte urbano, manufatura distribuída, conhecimento compartilhado, comunidade e uso responsável dos recursos, que se materializa no desenho de um transporte urbano não poluente, uma bicicleta que pode ser fabricada por conta própria pelo usuário dentro da cidade onde ela será usada.

O projeto da Openbike vem recebendo protótipos desde 2017, e a versão final foi projetada para ser usada por qualquer pessoa, independente da idade. Ela também comporta caixas de armazenamento para transportar mercadorias e usa uma construção simples com materiais amplamente disponíveis.

Para fabricar a Openbike, os usuários podem baixar os projetos, levá-los para sua oficina de fabricação digital local (conhecida também como Fab Lab) e cortar o corpo da bicicleta em uma placa de madeira compensada disponível localmente e utilizar a impressão 3D para elementos como o assento, cubo e as manoplas. Caso o usuário não tenha acesso à uma impressora 3D, essas peças também podem ser recicladas de bicicletas velhas.

Os arquivos de fabricação para a Openbike são licenciados sob Creative Commons 4.0, permitindo que os projetos sejam melhorados, modificados, fabricados e compartilhados novamente por qualquer pessoa em todo o mundo. Com base nestes princípios de design aberto, a Arquimaña incentiva o desenvolvimento e o design baseados na utilização de recursos locais, mas com técnicas e ferramentas globais adaptadas às características de um determinado local.

“Nosso objetivo é empoderar o cidadão como agente transformador, colocando a tecnologia ao seu serviço e priorizando a produção local com recursos locais, que gere cidades ativas e produtivas, olhando para o futuro numa perspectiva ecológica, tentando reduzir as emissões de carbono ao mínimo,” contam Raquel Ares e Iñaki Albistur.

A Openbike faz parte do projeto Fab City, que busca um novo modelo urbano em termos de sustentabilidade, em que o cidadão seja o principal eixo da mudança; e lança o desafio, até 2054, ter cidades autossuficientes.

O projeto do estúdio Arquimaña conta com apoio do Departamento de Planejamento Territorial, Habitação e Transporte do Governo do País Basco, da Câmara Municipal de San Sebastián, do Instituto Vasco Etxepare, do Tabakalera – Centro Internacional de Cultura Contemporânea e do Seoul Innovation Fab Lab.

Você pode baixar o arquivo com os desenhos da Openbike clicando aqui.