Ohmie: a primeira luminária do mundo feita de cascas de laranja

Ohmie: a primeira luminária do mundo feita de cascas de laranja

Quando olhamos ao redor de espaços como nossas casas e escritórios, podemos notar que o plástico está em todo lugar. E, quando esses itens não forem mais úteis, eles provavelmente serão descartados como lixo reciclável ou irão parar em um aterro sanitário (e lá ficarão por centenas de anos).

Nós definitivamente não precisamos de mais plástico em nossas vidas, mas qual opção de produto pode ser mais sustentável? Esta criação de um estúdio de design italiano pode ser uma das soluções. Ohmie The Orange Lamp é a primeira luminária do mundo feita de cascas de laranja.

A Ohmie foi criada por um estúdio em Milão chamado Krill Design, cujo time de design é composta por Sofia Duarte, Victoria Rodriguez Schon e Yack Di Maio. A empresa foi lançada em 2018 com o objetivo de desenvolver novos materiais a partir de resíduos e criar produtos mais ecológicos. Até agora, o estúdio projetou produtos para outras empresas – incluindo bandejas, lâmpadas e tigelas feitas de cascas de laranja para a marca de água San Pellegrino; e móveis feitos com borra de café, para um concurso promovido pela Prefeitura de Milão.

Para construir a Ohmie, o estúdio Krill Design usa laranjas que são descartadas pela indústria alimentícia, suas cascas são retiradas e secas. Após isso, elas são moídas até se transformarem em pó e, então, são misturadas a um biopolímero natural. Por fim, o material resultado da mistura é impressa em 3D, formando a estrutura da luminária.

O resultado é uma peça que possui a uma textura semelhante à de uma casca de laranja real, enquanto sua cor brilhante é realçada com a ajuda de corante alimentar natural – e pessoas que viram o item pessoalmente dizem que a luminária tem até um agradável aroma de biscoitos de laranja.

A Ohmie é 100% orgânica e foi pensada e desenvolvida desta forma para combater o problema do descarte de biorecursos, transformando resíduos em uma peça útil para o dia a dia e com um visual muito interessante. O corpo da Ohmie tem 23 cm de altura, pesa 150 gramas e é inteiramente compostável. Cada luminária possui um cabo de alimentação com plugue USB, um interruptor e uma lâmpada LED.

Atualmente, Ohmie pode ser adquirida através da plataforma de crowdfunding Kickstarter, por € 72 (aproximadamente R$ 445). Para saber mais, clique aqui.