Engenheiros criam brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais

Engenheiros criam brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais

Mesmo sabendo que, hoje, existem bonecas desenvolvidas a partir de figuras de pessoas com deficiência – o que gera um sentimento de representatividade importante em crianças – ainda não há nenhum brinquedo nas prateleiras que possa ser usado por crianças com deficiências um pouco mais severas.

Pensando nisso, há três anos, professores da University of North Florida iniciaram o projeto “Brinquedo Adaptado”.

O programa coloca estudantes de fisioterapia e engenheiros em um laboratório para que eles possam recriar e adaptar brinquedos fabricados regularmente para atender às necessidades de crianças com necessidades especiais.

Por exemplo, uma vez que alguém com paralisia cerebral pode não ser capaz de abrir as mãos e pegar o volante de um carro de brinquedo, os participantes do projeto desenvolveram um dispositivo permitindo que o brinquedo pudesse ser dirigido usando um botão. Eles também substituíram o assento por uma cadeira acolchoada e mais confortável.

Embora estes brinquedos personalizáveis pudessem facilmente custar milhares de dólares, 18 famílias já os receberam gratuitamente, por meio de um apoio dos Institutos Nacionais da Saúde dos EUA. Enquanto o projeto fornece aos jovens as ferramentas necessárias para brincar, ao mesmo tempo ele proporciona aos alunos uma valiosa e inspiradora experiência.

Assista ao vídeo abaixo para conferir a demonstração do resultado de um dos grupos participantes do projeto e Feliz Natal!

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected]

Compartilhe esse artigo: