CLIU: uma máscara transparente que une funcionalidade e tecnologia

Com a pandemia do coronavírus, o uso de máscara em ambientes públicos se tornou obrigatório em diversas cidades do país de do mundo. O item, que já foi o elemento central de uma série de discussões e episódios lamentáveis, passou a fazer parte de nossas vidas, ganhou diferentes estampas e se tornou até mesmo fonte de renda para pessoas que precisaram encontrar novas fontes de renda após perderem o emprego ou verem a demanda de sua outra atividade diminuir.

Apesar de entendermos perfeitamente a importância do uso de máscaras como forma de combate à disseminação do coronavírus, precisamos concordar que seu uso não é exatamente confortável, dificulta nossa comunicação com outras pessoas (principalmente para deficientes auditivos que muitas vezes precisam ver o movimento dos lábios do interlocutor para conseguir se comunicar melhor), dificulta a ingestão de alimentos e líquidos, e pode machucar a pele. Pensando nisso, designers ao redor do mundo têm se movimentado para dar uma nova “forma” a esse item que se tornou parte de nosso dia a dia neste “novo mundo”; as tornando mais confortáveis, mais seguras, mais versáteis e até mesmo (por que não?) mais bonitas.

Um time de designers italianos e espanhóis criaram a CLIU, uma máscara transparente, que une a funcionalidade e a tecnologia. A máscara possui Bluetooth integrado, microfone e sensores, que – junto ao um aplicativo próprio –, monitoram a respiração do usuário e a qualidade do ar externo. Além disso, uma lâmpada UV embutida na estação de carregamento permite que a máscara seja higienizada diariamente.

No momento, a CLIU está em pré-venda no site Indiegogo. Quando a campanha atingir 20.000 itens vendidos, o projeto irá co-financiar a instalação de uma Barreira Azul em um dos rios mais importantes da Itália: o Arno, que vai de Florença a Pisa, passando por toda a Toscana. A barreira que vai ser instalada pela CLIU, em colaboração com a SEADS – Sea Defence Solutions, deverá impedir que cerca de 20 kg de plástico sejam despejados no mar todos os anos, junto ao rio, transformando esse resíduo um recurso. Para saber mais sobre essa ação, clique aqui.

Os valores variam de 78 € a 199 € (para a versão standard e para a versão pro). E, atualmente, a campanha conta com 3.145 apoiadores e já arrecadou mais de mais de 530.000 €.

Para saber mais sobre a CLIU, confira o site oficial do projeto e assista ao vídeo abaixo:

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail