A maior impressora 3D do mundo que produz casas a custo (quase) zero a partir de lama

Ao redor do mundo, cada vez mais pessoas precisam de habitação e é difícil de imaginar um solução com baixo custo, amigável ao meio ambiente e fácil de construir. Como já mostramos aqui, existem projetos interessantes com este foco e hoje vamos falar sobre mais um deles.

Com a maior impressora 3D do mundo, tudo é possível.

A WASP – também conhecida como World’s Advanced Saving Project – está imprimindo casas a partir de lama e argila, ao invés de usar materiais como concreto. A máquina de x metros já concluiu sua primeira construção e seu custo foi de apenas US$53.

big-delta-wasp-projeto-inova-social

A impressora BigDelta foi usada pelo italiano Massimo Moretti para o projeto da WASP, a fim de proporcionar habitação a áreas atingidas pela pobreza.

As casas lama são construídas através da biomimética – uma área da ciência que se inspira na natureza para desenvolver funcionalidades úteis aos seres humanos – e seguem como modelo o ninho da vespa oleira.

“A composição pode ser facilmente impressa em 3D,” diz Moretti. “O período de transformação de líquido para sólido permite imprimir cerca de 60 centímetros por dia, ou até mais no verão (talvez um metro por dia). Portanto: dois homens e uma máquina podem imprimir em 3D um abrigo confortável e saudável em muito pouco tempo, a um custo baixíssimo.”

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected]

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail