Luna: Dell apresenta conceito de laptop baseado em economia circular

Luna: Dell apresenta conceito de laptop baseado em economia circular

Criado em 1981, o Osborne 1 foi o primeiro laptop do mundo, abrindo caminho para uma revolução na indústria, ao tornar a computação pessoal mais portátil. Ao mesmo tempo, esse avanço também custou alguma flexibilidade e sustentabilidade. Ao contrário dos desktops, nem tudo dentro de um laptop pode ser facilmente atualizado, muito menos substituído quando quebrado.

Hoje, os usuários podem atualizar ou substituir a memória e o armazenamento de um laptop, mas apenas isso. Não é possível o atualizar o processador ou até mesmo substituir facilmente o teclado após anos de uso e desgaste. Isso sem contar os materiais e processos utilizados na fabricação desses dispositivos, que envolvem muitos plásticos e muitos componentes que acabam indo para o lixo ao final da vida útil do laptop.

Pensando nisso, a Dell compartilhou recentemente que os conceito de um laptop mais sustentável, tomando como base conceitos de Economia Circular.

O Luna é um conceito que imagina um computador portátil que agradaria a quase todos, desde um modder de PC experiente até o consumidor que se preocupa com o meio ambiente. A empresa está buscando aplicar várias estratégias em todo o projeto para não apenas reduzir a pegada de carbono do laptop, mas também torná-lo tão duradouro quanto qualquer desktop que possa ser reparado ou atualizado ao longo de anos.

Além de utilizar mais materiais recicláveis – como fibra de linho em vez de plástico laminado -, a empresa também está procurando diminuir o tamanho ou o número de componentes como a placa-mãe para reduzir a quantidade de energia usada para fabricá-los. Um desenvolvimento mais inteligente desses componentes também pode significar a uma melhor dissipação de energia térmica, eliminando a necessidade de ventiladores de plástico em seu interior.

Depois das melhorias foçadas em sustentabilidade na produção do laptop, há também um importante elemento para estender a vida útil da ferramenta: a reparabilidade, que é facilitada por conta de o Luna ter apenas quatro parafusos para acessar os componentes internos, além de não usar adesivos. Os componentes podem ser removidos facilmente e substituídos, ou até mesmo atualizados com uma peça mais recente.

No momento, o Luna é “apenas” um conceito, e pode estar a anos de se tornar realidade; mas é um projeto que nos mostra o que é possível de ser feito. Para saber mais, confira o vídeo a seguir.

Concept Luna: a vision for sustainable PC designConcept Luna: a vision for sustainable PC design

Novidade sustentável no mercado atual

Dentro da realidade já disponível no mercado atual, a Lenovo apresentou recentemente Série ThinkPad Z, que conta com laptops com novo design e materiais reciclados.

Os novos ThinkPad Z13 e Z16 embarcam em uma filosofia de design contemporâneo focada em um público corporativo diferente. O design reflete a mudança de atitude em relação à tecnologia, seu impacto no meio ambiente e as origens dos componentes brutos. O novo design também utiliza mais materiais sustentáveis, como o alumínio reciclado disponível nas cores arctic grey e black1, ou o couro vegano reciclado na cor preta. A sustentabilidade chega à embalagem, feita 100% em bambu e cana-de-açúcar recicláveis e compostáveis, e o adaptador AC usa 90% de conteúdo pós-consumo (PCC).