Os melhores jogos com impacto social de 2021

Os melhores jogos com impacto social de 2021

Na última quinta-feira, dia 9 de dezembro, aconteceu a premiação do The Game Awards 2021 onde os melhores jogos eletrônicos do ano foram homenageados. Dentre as diversas categorias, uma delas é a Games for Impact, que foi criada para celebrar os jogos desenvolvidos com um objetivo que vai além do entretenimento, provocando reflexões sobre o mundo em que vivemos e transmitindo uma mensagem de impacto social.

Na edição de 2021, a categoria Games for Impact contou com cinco produções indicadas (uma a mais do que em 2020) e o grande vencedor da noite foi “Life is Strange: True Colors”.

Hoje, saiba mais sobre o vencedor e os demais indicados da categoria Games for Impact do Game Awards 2021. Além de conhecer uma nova forma de falar sobre questões sociais, essas também podem ser indicações interessantes para incluir em seus momentos de lazer durante o recesso.

Life is Strange: True Colors

Life is Strange é uma série de jogos que insere jovens com superpoderes no centro de histórias emocionais sobre amadurecimento. Em True Colors, Alex Chen chega na cidade de Haven Springs para morar com seu irmão, oito anos depois que eventos traumáticos os separaram e Alex entrou para o sistema de assistência social. Alex é uma empata e isso significa que seu “superpoder” faz com que ela seja capaz de ver e alterar as emoções de outras pessoas. No entanto, fazer isso também pode impactar seu próprio estado emocional.

No jogo, as cores simbolizam as emoções da perspectiva de Alex – vermelho é raiva, azul indica tristeza, roxo representa medo e o dourado representa a alegria. Como Alex, o jogador identificará essas emoções em objetos e pessoas e as usará para acessar memórias e pensamentos específicos.

Life is Strange: True Colors é um jogo sobre as batalhas relacionadas à saúde mental que todos nós vivenciamos e mostra os efeitos positivos e negativos de mexer com as emoções de alguém em suas batalhas com a saúde mental.

Life is Strange: True Colors Trailer Legendado PT-BRLife is Strange: True Colors Trailer Legendado PT-BR

Before Your Eyes

Before Your Eyes é uma aventura em primeira pessoa que conta a história da jornada de uma alma para a vida após a morte, usando uma forma nova e inovadora de interação – os olhos do jogador.

A história se inicia a bordo do navio de um barqueiro mítico com a tarefa de pastorear almas para a vida após a morte. Para ajudar o personagem principal nesse processo, o barqueiro deve primeiro aprender a história da sua vida. E assim, ele o envia de volta para reviver seus momentos mais importantes.

O jogo usa a webcam para inserir o jogador nesta história de uma forma que você nunca experimentou antes. Você aprenderá a controlar o fluxo da narrativa com seus olhos reais – piscando em memórias preciosas da família, do primeiro amor e do surgimento de uma carreira artística. Mas logo o barqueiro vai suspeitar que você não está mostrando tudo o que ele precisa ver. Então, ele o forçará a ir mais fundo, buscando as memórias mais reprimidas, e, finalmente, revelando uma verdade comovente.

Ao combinar sua inovadora mecânica de interação de usar os olhos do jogador com um mundo encantador e uma história envolvente, Before Your Eyes é uma jornada profundamente emocional e fácil de se identificar – falando sobre expectativas impossíveis que colocamos em nós mesmos e os arrependimentos que carregamos conosco.

Before Your Eyes - Blink and You'll Miss It TrailerBefore Your Eyes – Blink and You’ll Miss It Trailer

No Longer Home

Bo e Ao estão se formando na universidade e se preparando para deixar o apartamento em que moraram juntos por um ano. Graças às limitações do visto, Ao é forçado a retornar ao Japão, deixando Bo na Inglaterra. Desiludidos com a vida pós faculdade e postos de lado por um governo que não os quer lá, os dois estão tentando chegar a um acordo com seus futuros incertos. E nas profundezas de seu apartamento no sul de Londres, algo cresce…

No Longer Home é um jogo de apontar e clicar semi-autobiográfico, ambientado em um mundo mágico e realista. Passeie por um apartamento e examine os pertences de Bo e Ao. Faça churrascos, jogue videogame, fique acordado até tarde apenas conversando na cama e acompanhe as atividades e conversas do dia a dia de dois alunos queer e não binários e seus amigos.

No Longer Home - Official Launch TrailerNo Longer Home – Official Launch Trailer

Boyfriend Dungeon

Boyfriend Dungeon, desenvolvido e distribuído pelo estúdio independente Kitfox Games, é um jogo que mistura atividades como explorar uma masmorra e lutar contra os monstros que você encontra lá dentro, e um simulador de relacionamentos, onde a personagem principal conhece os residentes de uma cidade.

No jogo, as ferramentas que o jogador usa são, na verdade, pessoas capazes de se transformar em todos os tipos de armas (espadas, machados, etc.) e também estão abertas a se envolver amorosamente.

O impacto não está na jogabilidade, mas sim no enredo do jogo. O antagonista de Boyfriend Dungeon é um stalker manipulador emocional, e o impulso principal do jogo faz com que o jogador tente descobrir como lidar com esse antagonista e como suas ações afetaram os outros personagens que são encontrados ao longo da história.

Com isso, o que parece à primeira vista um jogo simples e talvez até “bobo”, aborda temas como limites pessoais, consentimento e relacionamentos abusivos.

Boyfriend Dungeon - Launch TrailerBoyfriend Dungeon – Launch Trailer

Chicory: A Colorful Tale

Chicory é o trabalho de um time com apenas cinco pessoas, liderado pelo diretor Greg Lobanov. O jogo, que foi financiado através da plataforma de crowdfunding Kickstarter, é uma aventura sobre um cachorro e seu pincel mágico. Nele, o jogador usa o poder da arte para explorar, resolver quebra-cabeças, ajudar seus amigos animais e “restaurar a cor do mundo”.

Chicory: A Colorful Tale ~ Official Reveal Trailer!!!Chicory: A Colorful Tale ~ Official Reveal Trailer!!!