Tecnologia que leva água potável para áreas remotas, a capturando do ar

Tecnologia que leva água potável para áreas remotas, a capturando do ar

Um ser humano pode sobreviver por três a cinco dias sem água antes que seus órgãos comecem a parar de funcionar. Segundo a OMS e a UNICEF, 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável em casa. Nas áreas mais remotas do planeta, a água potável torna-se mais escassa e os residentes dessas áreas devem ser estratégicos quando se trata de encontrá-la.

A Nação Navajo, maior comunidade indígena dos EUA, é um exemplo deste cenário. A área desértica cobre mais 71.000 km2 e é o lar de 175.000 pessoas – e cerca de 40% dessas pessoas não têm acesso a água encanada em suas casas.

Embora a água sempre tenha sido um bem precioso no clima árido da região, as condições foram agravadas por uma seca de décadas e pela contaminação causada com a exploração de urânio no século XX. Portanto, a água não é algo que as pessoas na Nação Navajo possam dar como algo seguro hoje em dia.

Para resolver o problema, a Source Global, uma empresa localizada no Arizona, desenvolveu uma tecnologia inovadora chamada “hidropainel”.

Um hidropainel se parece com um painel solar, e conta com um reservatório em sua base. É totalmente independente e pode ser instalado em qualquer lugar do mundo onde haja luz solar e ar. Ele usa o sol para produzir sua energia e utiliza o processo de condensação para extrair moléculas de água do ar e gerar água potável.

A Source Global foi contratada para instalar seus hidropanéis em 521 casas em toda a Nação Navajo, levando água potável para pessoas que normalmente teriam que dirigir por muitos quilômetros para obtê-la.

“Temos que percorrer todo o caminho até Flagstaff, que fica a mais de 110 km daqui, ou na outra direção, até Tuba, a 90 km daqui também”, diz Marie Singer Goldtooth, uma Navajo nativa. “E ainda não é uma água muito boa, por causa de toda a mineração de urânio que aconteceu em nossa área.”

Marie teve quatro painéis instalados em sua propriedade com vista para o Grand Canyon. Cada painel produz o equivalente a até 10 garrafas de 500ml de água potável todos os dias.

A Source Global não está apenas levando água para a nação Navajo. Seus painéis já foram instalados em 50 países no mundo todo, levando água potável para escolas, locais de trabalho e edifícios residenciais. É o início de um esforço de amplo alcance para reidratar um mundo em aquecimento por meio de uma tecnologia inovadora e social.

SOURCE® Water | The essence of SOURCESOURCE® Water | The essence of SOURCE