Colher robótica ajuda pessoas com mobilidade limitada

Colher robótica ajuda pessoas com mobilidade limitada

Levar uma colher até a sua boca pode parecer um simples ato que fazemos diariamente, que não precisa de muito esforço. Mas isso pode ser considerado luxo para pessoas com mobilidade reduzida.

Agora, uma nova linha de utensílios foi criada para ajudar essas pessoas a ter uma refeição independente, tudo com a ajuda de sensores de alta tecnologia, computadores e motores.

A linha, chamada Liftware, apresenta dois utensílios desenvolvidos para ajudar pessoas com tremor nas mãos, limitação de alcance e outros problema de mobilidade que pode afetar a habilidade de uma pessoa de se alimentar sozinha.

O primeiro produto, chamado de Liftware Steady, tem sensores que detectam movimentos não intencionais com a mão, compensando os tremores com vibrações complementares que mantém a colher equilibrada. O segundo produto, chamado Liftware Level, se dobra, permitindo uma melhora na angulação da colher. Ele também usa sensores para detectar movimentos que poderia fazer com que o alimento caia do utensílio não intencionalmente.

Os criadores do Liftware dizem que os produtos, que podem ser usados com adaptadores de colher e garfo, são projetados especificamente para ajudar pessoas que vivem com paralisial cerebral, lesão medular, Parkinson e pessoas com sequelas de um derrame cerebral.

Para desenvolver os talheres, o time do Liftware trabalhou com diretamente com essas comunidades, testando o produto com a ajuda de pacientes.

Os dispositivos, que funcionam com uma bateria recarregável, podem ser usados por até uma hora. O produto é vendido por US$195 com o adaptador de colher e também conta com um garfo que pode se comprado separadamente, por US$34,95.

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected]