Amsterdã inaugura estacionamento subaquático para 11 mil bikes

Amsterdã inaugura estacionamento subaquático para 11 mil bikes

Agora, quem pedalar até a estação central de trem de Amsterdã, encontrará um estacionamento em um lugar inusitado: debaixo d’água. A cidade inaugurou recentemente novos estacionamentos para bicicletas em ambos os lados da estação – um no rio e outro no porto –, com espaço para cerca de 11.000 bicicletas.

Na Holanda, esses estacionamentos fazem parte de um esforço contínuo para tornar mais fácil que cidadãos evitem o uso de automóveis, combinando diferentes meios de transporte.

“Pedalar até a estação de trem tem sido um fenômeno que é incentivado há muitos anos. E isso não é um acidente, é uma decisão política deliberada em termos de design da infraestrutura”, diz Chris Bruntlett, gerente de comunicações da Embaixada de Ciclismo Holandesa, uma organização que ajuda a difundir soluções de ciclismo dos Países Baixos para outros países.

O espaço maior, com área para 7.000 bicicletas, incluindo centenas de bicicletas compartilhadas, levou mais de uma década para ser planejado e quatro anos para ser construído. Ao final desta publicação, você pode assistir a um vídeo em timelapse que mostra a complexidade da engenharia envolvida.

O estacionamento é gratuito por 24 horas e os usuários da estação de trem utilizam passarelas móveis para acessá-lo com um cartão de transporte. Sensores rastreiam onde as bicicletas estão sendo estacionadas e luzes verdes apontam para os espaços disponíveis.

No passado, uma aglomeração de bicicletas estacionadas de forma desorganizada fora da estação de trem ocupava uma enorme quantidade de espaço e ainda não fornecia espaço suficiente para o número de pessoas que chegavam de bicicleta à estação. Dos 200.000 passageiros que passam pela Estação Central de Amsterdã todos os dias, cerca de metade chega pedalando. Por isso, ter novos estacionamentos subterrâneos significa que muito espaço acima do solo fica disponível para outros fins, como áreas verdes e espaços de convivência.

Além disso, os estacionamentos não apenas fornecem um espaço seguro para que usuários possam estacionar suas bicicletas, mas também contam com estações de reparo, medidas de segurança e acesso direto ao metrô ou trem subterrâneo, o que permite aos ciclistas permanecerem protegidos em dias de chuva.

Na execução do projeto, a sustentabilidade também foi priorizada e os designers escolheram cuidadosamente materiais que pudessem ajudar a apoiar a vida marinha na região subaquática.

Confira o timelapse que registrou a construção da parte submersa do estacionamento entre 2019 e 2022:

Timelapse 2019-2022 onderwater fietsenstalling Amsterdam Centraal StationTimelapse 2019-2022 onderwater fietsenstalling Amsterdam Centraal Station
Compartilhe esse artigo: