Conheça a camiseta 100% plant-based que se biodegrada em semanas

Conheça a camiseta 100% plant-based que se biodegrada em semanas

Toneladas de roupas são jogadas no lixo quando sua vida útil chega ao fim. Mas, como a maioria das peças é composta por algum tipo de material sintético, elas não podem ser simplesmente recicladas ou incinerados. No Brasil, são produzidas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano; e, desse total, 80% é destinado a lixões e aterros sanitários.

Materiais naturais, como algodão e lã, se decompõem muito mais rápido em comparação ao plástico, geralmente em menos de um ano. Enquanto isso, plantas e algas agora oferecem uma solução ainda mais sustentável para o gigantesco problema que é a questão dos resíduos da indústria da moda.

Pensando nisso, a marca de roupas de aventura Vollebak criou uma camiseta de eucalipto descascado, faia e abeto, que tem a capacidade de se decompor completamente em três meses; a Plant and Algae T Shirt.

No lugar das tintas sintéticas, a empresa criou uma tinta de algas para decorar a camiseta com um grande retângulo verde. As algas precisam apenas de luz, dióxido de carbono e água para crescer – e elas crescem em alta velocidade, com a capacidade de causar proliferação de algas em lagos e no oceano em um dia.

“É exatamente o tipo de recurso natural que deveríamos usar. As algas estão em presentes em abundância no ambiente e podem se multiplicar em uma velocidade absurda”, diz Steve Tidball, que fundou a Vollebak com seu irmão gêmeo.

As algas são cultivadas em um biorreator e passam por um filtro, se transformando em um material pastoso e seco, resultado em um pó bem fino. A mistura desse pó seco com um aglutinante à base de água produz o produto final: uma tinta de algas, que é impressa no tecido feito de polpa de madeira. O pigmento natural das algas é mais sensível do que, por exemplo, corantes químicos, o que significa que as algas podem ter um tom diferente de verde toda vez que são impressas em uma camiseta. Em alguns casos, a tinta pode parecer mais azul. Assim que entra em contato com o ar, ela começa a oxidar e mudar de cor novamente, e o usuário pode “ganhar” uma camiseta nova a cada semana, já que ela ganhará um visual diferente à medida que a tinta natural desbota.

No final da vida útil da camiseta, tudo o que você precisa lembrar é de compostá-la – ou enterrá-la em seu jardim. Assim, ela se biodegradará, se transformará em solo e ajudará novas plantas a crescer.

A Plant and Algae T Shirt está disponível para venda no site oficial da Vollebak, frete grátis para todo o mundo.

Plant & Algae T Shirt turning into worm foodPlant & Algae T Shirt turning into worm food
Compartilhe esse artigo: