Stan Smith: como a adidas está unindo o clássico à sustentabilidade

Stan Smith: como a adidas está unindo o clássico à sustentabilidade

Em 1963, a adidas produziu seu primeiro tênis. A parte superior era feita de couro branco, sola de borracha e, nas laterais, furos formavam as três listras clássicas presentes nos produtos da marca. O modelo, que foi lançado em 1965, recebeu o nome do tenista profissional francês Robert Haillet.

Quando Haillet se aposentou do tênis, a adidas seguiu em busca de um novo garoto propaganda. Anos depois, em 1973, o tenista Stan Smith assinou o contrato com a marca. Ele chegou rapidamente ao topo do tênis nos anos 70. Havia vencido o US Open, em 1971, e o Torneio de Wimbledon apenas um ano depois.

Mas apenas em 1978 o modelo foi oficialmente renomeado para adidas Stan Smith – e segue o mesmo até hoje. Usado há mais de quatro décadas, ele já foi escolhido para inúmeras colaborações de alto nível, com músicos como Pharrell Williams, estilistas e produções da Disney.

Agora, se empenhando na criação de um novo tipo de colaboração – com a sustentabilidade –, a adidas escolheu o modelo Stan Smith para ser uma “tela experimental”, em sua jornada para ajudar a acabar com o desperdício de plástico. Conheça dois projetos da marca alemã criados com o objetivo de unir impacto e inovação ao clássico.

Stan Smith, Forever

Os três primeiros tênis da coleção “Stan Smith, Forever” têm um cabedal de PRIMEGREEN reciclado, composto por uma série de materiais reciclados; e ainda contam com solas de borracha reciclada branca. Um dos modelos recebeu ilustrações coloridas inspiradas no planeta Terra, enquanto o segundo modelo conta com as mesmas ilustrações em baixo relevo. Já o terceiro modelo tem o visual clássico Stan Smith, agora mais sustentável.

Em seguida, a adidas também anunciou um novo “capítulo” da coleção “Stan Smith Forever”, com novos modelos inspirados em personagens da Disney, Pixar, Star Wars e Marvel. Para conferir todos os modelos disponíveis, clique aqui.

Cada par da coleção chega ao consumidor embalado na clássica caixa azul adidas Originals, que já foi atualizada para ser composta por mais de 90% de papel reciclado.

adidas Originals | End Plastic Waste | STAN SMITH, FOREVERadidas Originals | End Plastic Waste | STAN SMITH, FOREVER

Stan Smith Mylo

No tênis conceito Stan Smith Mylo, a adidas usou um material à base de cogumelos que se parece com o couro. Feito de micélio renovável, as raízes subterrâneas do cogumelo, o Mylo foi criado usando um cultivo altamente eficiente que leva menos de duas semanas para crescer. O processo tira proveito de uma técnica de agricultura vertical de ponta, permitindo que o micélio seja cultivado em um sistema eficiente em termos de espaço, que aumenta o rendimento por metro quadrado.

Criado em parceria com a Bolt Threads, uma empresa de biotecnologia comprometida a criar a próxima geração de materiais avançados, ele é um tênis mais próximo da economia circular, que pode representar um importante passo da indústria da moda em direção a um futuro mais sustentável.

“O Stan Smith é uma de nossas franquias mais icônicas, o que significa que podemos produzir o Mylo em escala para criar um impacto mais imediato e significativo para o meio ambiente. Uma prova conceito deverá ser comercializado em breve,” diz a empresa.

Para saber mais sobre o Stan Smith Mylo, clique aqui e confira o vídeo a seguir.

adidas | Stan Smith Mylo /// Made With Nature​​adidas | Stan Smith Mylo /// Made With Nature​​
Compartilhe esse artigo: