Sequel: Um assento de cinema para a vida pós coronavírus

O estúdio Layer apresentou recentemente seu projeto de um assento que permite o distanciamento social (e mantém o ambiente limpo) nas salas de cinema: o Sequel.

O Sequel possui uma série de recursos de higiene em seu tecido e em sua estrutura – como o estofamento, composto por fibras que contém óxido de cobre, o que dá ao tecido propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, segundo o estúdio. Além de ser resistente a manchas e água, esse estofamento também foi projetado para eliminar quaisquer fendas, buracos ou rasgos, que possam gerar acúmulo de sujeira.

Os assentos são modulares e podem ser dispostos em fileiras de qualquer comprimento desejado, o que permite que eles possam ser instalados em diferentes tamanhos e configurações de salas de cinema. Luzes de LED que projetam o número da fileira no chão e também são embutidas nos encostos de cabeça, exibindo o número do assento e o nome da pessoa que o reservou, para evitar que qualquer outra pessoa viole acidentalmente as medidas de distanciamento social ao se sentar no lugar errado.

Os apoios de cabeça também incluem alto-falantes integrados para criar uma “experiência de áudio envolvente” para o espectador. Cada assento possui uma tela de proteção, que pode ser usada para fornecer uma barreira entre cada pessoa presente na sala. Eles também são removíveis, tornando o projeto mais adaptável para quando tais medidas não forem mais necessárias.

Outras características incluem uma mesa lateral móvel, feita de polímero, com porta-copos e um espaço para repousar alimentos.

Cada assento pode ser reclinado ou totalmente estendido usando um painel de controle no apoio de braço, que também pode ser usado para ajustar o suporte lombar e controlar a temperatura do assento. O espaço entre os assentos também funciona como uma unidade de armazenamento de bolsas e casacos, mantendo os pertences do público fora do corredor, evitando acidentes. Nessa área, uma luz ultravioleta embutida esteriliza os pertences, assim que eles são colocados em seu interior usando a radiação ultravioleta germicida (UVC).

Segundo estudos feitos no Brasil e no exterior, a luz UVC elimina até 99,9% dos coronavírus Sars-CoV-2, HCoV-229E e HCoV-OC43, quando eles são expostos a esse tipo de radiação durante alguns minutos. Leia mais aqui.

Luzes ultravioleta também estão incluídas na parte traseira de cada unidade, para esterilizar o assento da fileira de trás entre as exibições do filme.

“O assento Sequel é uma ferramenta que oferece maior conforto e recursos essenciais de segurança que ajudarão os cinemas a se definirem como um lugar seguro onde os espectadores podem ser transportados para outro mundo,” diz Benjamin Hubert, fundador da Layer.

Ainda assim, a questão central é: de fato, o Sequel é uma criação visualmente agradável, elegante e que realmente parece proporcionar um ambiente mais limpo e confortável, mas será isso o suficiente para fazer com que as pessoas se sintam seguras para frequentar espaços como salas de cinema, teatros e afins?

Confira mais imagens do Sequel abaixo:

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail