Seed Scoop: Estudantes criam colher com um propósito circular

Seed Scoop: Estudantes criam colher com um propósito circular

Quando o design e a inovação se juntam ao propósito de desenvolver um produto que gere um impacto positivo na sociedade e no planeta, grandes soluções de inovação social surgem. As possibilidades são diversas, permitindo que profissionais inovadores foquem na solução de diversas questões, auxiliando pessoas em suas rotinas e contribuindo para o bem do planeta.

Avançando um pouco mais, temos o design da embalagens, uma área extremamente interessante, com a possibilidade de diversas soluções inovadoras e sustentáveis. Um ótimo exemplo disso é este projeto desenvolvido por Zhixi Dai, Zixi Chen e Hao Yao, alunos da Royal College of Art, de Londres: a Seed Scoop, uma colher que possui um propósito que vai além de sua função inicial.

Após o uso, a colher, que é feita de casca de amendoim e sementes, pode ser compostada e se transformar em flores. Basta retirar as sementes do utensílio, usar a própria colher para cavar o solo e enterrar as sementes. Isso faz com que o produto tenha um propósito em todas as suas etapas de vida e não gere nenhum desperdício.

Por fim, o usuário pode quebrar a Seed Scoop em vários pedaços, colocá-la no solo, regá-la e transfomá-la em um fertilizante para o solo (que pode nutrir a própria flor plantada com suas sementes).

“Desenvolver produtos ecológicos sempre foi nossa missão como jovens designers. Por meio desse projeto, esperamos incentivar que mais pessoas prestem atenção ao uso sustentável dos recursos.”

Cascas de amendoim são descartadas na maioria das vezes e usá-las no projeto foi uma ótima ideia para aproveitar os nutrientes que podem ser usados como fertilizantes, ao invés de simplesmente irem para o lixo.

A Seed Scoop é um produto ecológico de economia circular, isso significa que ela usa resíduos para criar algo que é funcional e também é capaz de voltar para o meio ambiente depois que seu propósito está concluído. É um projeto inteligente, simples e 100% orgânico. Além de ser uma fonte de nutrientes para o planeta, é uma ótima forma de aplicar conhecimento para transformar itens de nosso dia a dia em utensílios inovadores, com potencial de gerar um grande impacto em nossa sociedade quando utilizado em escala.

Para saber mais, confira o vídeo a seguir.

Seed·Scoop·Fertilizer   Material Making ProcessSeed·Scoop·Fertilizer Material Making Process