Sabus: Uma sauna em movimento pelo Japão

Sabus: Uma sauna em movimento pelo Japão

Uma empresa de arquitetura de Osaka, a OSTR, uniu-se à startup japonesa Sauna Ikitai para criar o “Sabus”, um ônibus transformado em sauna móvel que circula pela província de Hyōgo. Com um layout inteligente e banheira recém-instalada, o Sabus oferece diferentes áreas aquecidas, assentos de madeira e bancos acolchoados, e amplas janelas que conectam os passageiros à natureza durante a experiência de bem-estar.

O Sabus surgiu quando a startup japonesa Sauna Ikitai solicitou à OSTR a transformação de um ônibus desativado em uma sauna funcional. No projeto, os arquitetos de Osaka se concentraram principalmente na instalação de uma sauna a lenha, enfrentando limitações devido ao movimento e à capacidade de carga do ônibus.

Os arquitetos abordaram o projeto como se estivessem reformando um imóvel, considerando o contexto, mas a instalação foi um desafio complexo devido às diferenças entre as regulamentações aplicáveis à conversão de ônibus e as normas para edificações. Além disso, a falta de projetos específicos para a adaptação de ônibus existentes exigiu que os arquitetos desenvolvessem soluções inovadoras e personalizadas para superar essas dificuldades e atender aos requisitos regulatórios.

As limitações do ônibus, que poderia ser consideradas uma “desvantagem”, foram utilizadas na reforma, permitindo a criação de um novo layout com múltiplos níveis no Sabus. Assim, o ônibus possui diferentes áreas, cada uma oferecendo diferentes graus de calor. A primeira área é onde se sente o calor diretamente da sauna a lenha; enquanto isso, a segunda e a quarta área têm o piso mais elevado e ficam mais próximas do teto, onde é possível deitar e desfrutar de uma maior circulação de ar, garantindo uma experiência térmica variada aos usuários.

A maior parte dos materiais utilizados na construção da sauna foi obtida através da reutilização e reforma de peças antigas do ônibus; e as janelas foram mantidas no maior tamanho possível, para permitir que os passageiros desfrutem plenamente da paisagem em movimento ao seu redor. Dependendo do destino do ônibus, os usuários podem desfrutar de uma sauna cercada pela natureza ou pela cidade.

O Sabus é um projeto que foca em questões como a falta de acesso a serviços de bem-estar e a conservação de recursos, demonstrando como a criatividade e a inovação podem melhorar a qualidade de vida e incentivar a sustentabilidade em ambientes urbanos. Além disso, a iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 11, que abordam o bem-estar e a construção de cidades e comunidades sustentáveis.

Compartilhe esse artigo: