Projeto Re_Modelar busca o protagonismo negro em campanhas publicitárias

Projeto Re_Modelar busca o protagonismo negro em campanhas publicitárias

A agência WMcCann e a plataforma criativa Shutterstock anunciam parceria para dar protagonismo a profissionais negros em campanhas publicitárias e conteúdos editoriais brasileiros. O projeto Re_Modelar, fará uma mentoria de 12 fotógrafos que produzirão conteúdos exclusivos dedicados a destacar o povo negro como protagonista em materiais publicitários.

A iniciativa irá contribuir para uma maior diversidade na plataforma criativa global da Shutterstock, que conta hoje com mais de 390 milhões de imagens, e vai permitir que a população negra esteja mais presente na experiência de busca dos clientes através de coleções especiais em destaque.  Ao se unir à iniciativa, a WMcCann e a Shutterstock reforçam seu compromisso com a diversidade e inclusão, buscando abrir espaço para um mercado cada vez mais plural.

Entre os profissionais selecionados para o trabalho, estão: Aline Rufino, Danrley Igor, Ellen Oliveira, Gabriel Frank, Gabriel Lima, Gisamara Oliveira, Hugo Chaves, Leticia França, Leticia Silva, Lucas de Freitas, Matheus Trindade e Rafael Rodrigues.

“Como uma plataforma global inteligente, queremos nos assegurar de que estamos fornecendo conteúdo que represente fielmente o mundo ao nosso redor, e empodere publicitários e marcas com ferramentas e insights. Desejamos contribuir para a criação de campanhas representativas, que possam influenciar pontos de vista e gerar mudanças significativas.  Selecionamos profissionais com muito cuidado e atenção para garantir que o nosso objetivo fosse alcançado. Será uma honra ter em nossa plataforma o trabalho desses 12 fotógrafos. Eles poderão incentivar a produção de campanhas e editoriais com profissionais negros em todo o país, criando oportunidades e aumentando a conscientização”, explica Gabriella Cerqueira, Estrategista de Conteúdo para América Latina da Shutterstock.

O Re_Modelar irá trazer um novo olhar para a publicidade brasileira, agente responsável pela construção da sociedade. Além da inclusão, a representatividade também é a palavra-chave do projeto que entende a necessidade de identificação da população brasileira. Reforçando que estereótipo não é representatividade, o projeto ainda incentiva que fotógrafos produzam cada vez mais materiais que deem protagonismo ao povo negro.

A partir de 17 de janeiro de 2022, a plataforma Shutterstock irá iniciar a mentoria com os 12 fotógrafos. O Re_Modelar ainda contará com ações nas redes sociais do projeto para sua divulgação. Para saber mais, clique aqui e confira uma entrevista com a publicitária Beatriz Lopes, sobre a necessidade de remodelar o imaginário das pessoas negras na propaganda brasileira.

__

Créditos: Imagem Destaque – JLco Julia Amaral / Shutterstock