Conheça os projetos de inovação social premiados no Lexus Design Award 2023

Conheça os projetos de inovação social premiados no Lexus Design Award 2023

Desde um umidificador impresso em 3D a partir de resíduos cerâmicos reciclados até um coletor portátil que transforma neblina em água potável, o Lexus Design Award anunciou recentemente os quatro vencedores da edição de 2023 do prêmio.

Incluindo embalagens de roupas que se dissolvem na água e um mapa em relevo para auxiliar pessoas com deficiência visual, a competição aumentou seus vencedores anuais para quatro pela primeira vez.

Nesta edição do Lexus Design Award 2023, os vencedores foram selecionados dentre 2.068 inscrições de 63 países e regiões ao redor do mundo. Os juízes avaliaram as diversas submissões de design com base nos princípios da Lexus para um Amanhã Melhor: Antecipar, Inovar, Cativar e Aumentar a Felicidade.

Os designers propuseram soluções para questões sociais urgentes enfrentadas em todo o mundo, como as mudanças climáticas, a escassez de recursos, as desigualdades sociais, entre outros.

Em janeiro de 2023, os quatro vencedores participaram de um workshop de mentoria ao lado de Marjan van Aubel, designer solar na Marjan van Aubel Studio; Joe Doucet, designer e fundador da Joe Doucet x Partners; Yuri Suzuki, artista e designer/sócio da Pentagram; e Sumayya Vally, arquiteta/principal na Counterspace. Esses mentores deram insights valiosos e profissionais em campos específicos dentro do design, além de fornecer feedback detalhado aos vencedores enquanto eles finalizavam seus designs de protótipos.

Agora, conforme os quatro vencedores do Lexus Design Award 2023 desenvolvem suas ideias em protótipos, os mentores continuarão a colaborar e fornecer assistência profissional por meio de um programa de mentoria de três meses.

As obras finais serão apresentadas em uma exposição especial na cidade durante a Semana de Design de Milão 2023 – que acontecerá entre 18 e 23 de abril. E, no mundo todo, o público pode participar da votação on-line do Prêmio Escolha Popular e escolher a sua preferência dentre os quatro vencedores que melhor representam o conceito de “Design para um Amanhã Melhor”.

A seguir, conheça os projetos e confira o vídeo ao final da publicação apresentando cada um deles.

Fog-X (Pavels Hedström)

Pavels Hedström é um arquiteto sueco baseado na Dinamarca que trabalha de forma holística em ecossistemas. Ele projetou o Fog-X como um habitat móvel expansível que coleta neblina para produzir 10 litros de água potável por dia. O dispositivo fornece uma fonte de sustento para comunidades em ambientes áridos ao redor do mundo, onde a água é escassa, mas necessária.

Umidificador de argila impressa (Jiaming Liu)

Jiaming Liu é um designer chinês que explora o design sustentável por meio de técnicas avançadas de fabricação. Reciclando cerâmica que seria normalmente enviada para aterros sanitários, o umidificador de argila impressa transforma esse resíduo em um benefício para a sociedade. Ele é uma peça única, que apresenta uma estética singular e funcionalidade aprimorada, favorecendo a absorção de água. Seja colocado sozinho ou usado contra uma parede ou janela, o projeto é elegante e prático mesmo em espaços pequenos.

Touch the Valley (Temporary Office)

Touch the Valley é um quebra-cabeça topográfico em 3D que, quando montado, ajuda pessoas com deficiência visual a navegarem em seus arredores. Os usuários exploram o quebra-cabeça tocando, jogando e encaixando as partes contornadas, e esse processo aumenta sua percepção e memória do espaço ao seu redor. O estúdio por trás do design é o Temporary Office, liderado por Vincent Lai, de Cingapura, e Douglas Lee, do Canadá. Os designers, que agora moram nos Estados Unidos, buscam atender às necessidades em constante mudança do ambiente por meio de projetos de arquitetura, espaço público e design de produtos, unindo racionalidade e criatividade.

Zero Bag (Keongho Park & Yejin Heo)

Keongho Park & Yejin Heo, da Coreia do Sul, criaram a Zero Bag como uma nova embalagem de roupas que não apenas se dissolve em água, mas também libera detergentes de lavagem. Assim, as roupas e a embalagem podem ser lavadas juntas na máquina de lavar, eliminando a necessidade de remover a embalagem antes de usar as roupas pela primeira vez. Essa ideia surgiu do comportamento normal na Coreia, onde roupas recém-compradas são lavadas para remover produtos químicos antes de usá-las. Ao reduzir o desperdício de plástico, o design destaca o foco da dupla em criar soluções ambientais e centradas no usuário por meio de seu trabalho.

Introducing the winners of LEXUS DESIGN AWARD 2023Introducing the winners of LEXUS DESIGN AWARD 2023
Compartilhe esse artigo: