Ocean Cleanup conclui com sucesso testes de seu novo sistema de limpeza dos oceanos

Ocean Cleanup conclui com sucesso testes de seu novo sistema de limpeza dos oceanos

A Ocean Cleanup é uma organização sem fins lucrativos holandesa, criada em 2013, que tem desenvolvido tecnologias inovadoras para retirar o plástico dos oceanos do mundo todo.

Recentemente, a Ocean Cleanup anunciou a conclusão bem-sucedida do teste final do System 002, a versão mais recente do sistema de limpeza da organização (System 001 e o System 001/b) e o primeiro que foi desenvolvido para limpeza em larga escala. Isso significa que a Ocean Cleanup pode estar próxima de seu maior objetivo: limpar a Grande Porção de Lixo do Pacífico, uma porção concentrada de detritos localizada na metade do caminho entre a Califórnia e o Havaí. Essa massa supostamente contém 1,8 trilhão de partes de plástico e cobre uma área equivalente aos territórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo somados.

O System 002 se move a cerca de 0,75 metros por segundo, enquanto sua rede de captura da resíduos se estende por até 1800 metros. Foram realizados 70 testes na Grande Porção de Lixo do Pacífico; e o mais recente foi um teste completo, com duração de seis semanas.

Durante os testes, a Ocean Cleanup alcançou sua maior captura de plástico oceânico até agora em uma única extração, usando o System 002 em 22 de setembro de 2021, com 3,8 toneladas de lixo coletado. Para se fazer uma comparação com o cenário que está sendo enfrentado, estima-se que a ilha de lixo do oceano Pacífico tenha cerca de 80 mil toneladas; limpar toda essa massa requer um trabalho longo, mas, pela primeira vez, é um futuro que parece possível.

O lixo coletado agora está sendo transformado em produtos. O primeiro disponível para o público são óculos de sol feitos com o plástico coletado pela organização em 2019. Projetados na Califórnia por Yves Béhar, eles foram pensados para ser propriamente reciclados quando chegarem ao final de seu ciclo de vida.

Além do System, o Interceptor também está trabalhando em outros locais. Ele é um dispositivo flutuante movido a energia solar projetado para retirar o plástico dos rios antes que ele chegue aos oceanos. Ele pode coletar, por dia, 50.000 kg de lixo de um rio; e é um importante passo em direção à limpeza dos 1.000 rios mais poluídos do mundo.

Para saber mais sobre a Ocean Cleanup, clique aqui.

"That’s A Big A** Catch"“That’s A Big A** Catch”