NakedPak: uma embalagem sustentável comestível feita de algas 

NakedPak: uma embalagem sustentável comestível feita de algas 

Abordando a questão das mudanças climáticas, o designer Naama Nicotra usou materiais comestíveis naturais com ágar, o ingrediente produzido a partir de algas, para criar uma série de embalagens de alimentos solúvel. O projeto, chamado NakedPak, explora a ideia de voltarmos a usar soluções naturais e sustentáveis que foram usadas durante séculos, mas foram substituídas por embalagens de plástico e papel.

A fórmula da NakedPak, desenvolvida por Naama Nicotra, usa algas como ingrediente principal para formar embalagens bioplásticas. O material resultante é transparente, insípido e pode ser fabricado como uma folha bidimensional ou como uma estrutura tridimensional. Especiarias e molhos podem ser incorporados à NakedPak, produzindo embalagens aromatizadas que se dissolvem em água fervente.

Embora a NakedPak conte com cinco formatos, a embalagem de bioplástico pode ser adaptada a várias refeições. Cada formato contém todos os temperos e sabores necessários para que o alimento seja totalmente preparado.

A embalagem para sopa é feita de caldo de legumes e contém legumes congelados a seco que são prensados para formar uma folha. Já o espaguete é envolvido com molho de tomate.

No terceiro formato, a embalagem é feita de curry tailandês e contém uma porção de arroz branco. Uma vez dissolvida a embalagem, o curry junto com arroz. O quarto prato é uma lasanha vegana que contém folhas de Beyond Meat, queijo vegano, molho de tomate e massa de lasanha.

Por fim, a sobremesa é um sorvete de baunilha envolto em uma camada de calda de framboesa. Assim como uma maçã que compramos na feira ou no mercado, o sorvete pode ter sua embalagem lavada e, após isso, ele está para ser consumido.

A NakedPak integra processos sustentáveis e ilustra a importância de desafiar nossos comportamentos de consumo que alimentaram a crise climática.

“O projeto é uma sugestão para um futuro próximo, uma visão, um sonho. Um mundo em que não vamos querer perder o conforto de uma comida deliciosa”, conta Naama Nictora.

Saiba mais no vídeo a seguir:

Compartilhe esse artigo: