Make it Circular Challenge busca ideias inovadoras focadas nas mudanças climáticas

Make it Circular Challenge busca ideias inovadoras focadas nas mudanças climáticas

Atualmente, a maioria das economias é baseada em um modelo linear, onde o valor é criado pela produção e venda do maior número possível de produtos. O problema é que ele opera na suposição de que o crescimento infinito é possível em um planeta finito. Hoje, é possível ver o quanto essa suposição estava errada, à medida que enfrentamos uma crise climática cada vez mais acelerada.

Muitos veem a economia circular como uma solução, mas para que sejamos uma “sociedade circular” é preciso levar essa solução de impacto um passo adiante, considerando as dimensões sociais e éticas de como as pessoas vivem suas vidas, do nascer ao pôr do sol.

E, quando se trata da crise climática, não há tempo para fingir que o problema não existe. Com milhões de pessoas já experimentando os efeitos de um planeta em aquecimento, precisamos avançar com otimismo.

Pensando em tudo isso, a quarta edição do desafio global do What Design Can Do (WDCD) em parceria com a IKEA Foundation: o Make it Circular Challenge, abriu suas inscrições convidando a todos os inovadores – de designers a empreendedores – a enviar suas soluções climáticas mais ousadas usando design circular. As propostas vencedoras serão concretizadas com um programa de desenvolvimento orientado para o impacto. O objetivo final do desafio é criar produtos, serviços e sistemas centrados no usuário e na Terra, mostrando que um futuro circular não é apenas imaginável – mas alcançável.

“Muitas pessoas ficam perdidas diante de tanta indignação, cansaço e desinteresse – mas não os criativos”, diz Richard van der Laken, cofundador e diretor criativo da WDCD. “A capacidade de imaginar é o domínio ideal da comunidade criativa: ver o que ainda não existe, aceitar um desafio, seguir em frente com otimismo.”

A inscrição para o Make it Circular Challenge é gratuita e pessoas do mundo todo poderão enviar suas de até 11 de janeiro de 2023 através do site oficial do desafio. Serão cinco categorias: o que comemos, o que vestimos, o que compramos, como embalamos e como construímos. E, no início de 2023, um júri de especialistas em design, impacto social e ação climática selecionará um pelo menos 10 vencedores.

As Ideias vencedoras são transformadas em realidade, com € 10.000 em financiamento e um programa de desenvolvimento global cocriado com o Impact Hub Amsterdam, que inclui treinamento on-line, sessões de mentoria e um bootcamp. Este programa apoiará as equipes vencedoras a fortalecer ainda mais seus projetos e impulsioná-los até 2023 e além.

Para saber mais sobre o Make it Circular Challenge e realizar a inscrição do seu projeto, clique aqui.

Em julho de 2021, o Dapoda, laboratório vivo brasileiro de design que investiga o potencial das madeiras de poda foi um dos vencedores do #NoWasteChallenge, também realizado pelo What Design Can Do. Para conhecer este projeto e os demais vencedores, clique aqui e assista ao vídeo a seguir.

DAPODA | No Waste Challenge WinnersDAPODA | No Waste Challenge Winners
Compartilhe esse artigo: