Impacta ODS: Como abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de maneira lúdica

Impacta ODS: Como abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de maneira lúdica

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Esse plano ficou conhecido como Agenda 2030 e é onde estão definidos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Em 2021, entramos na última década até o prazo estabelecido e ações para seu alcance tornam-se urgentes.

Neste contexto, a disseminação da temática tem papel fundamental, principalmente entre o público infanto-juvenil. Com isso em mente, a Aldeias Infantis SOS em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Global Reporting Initiative – GRI e CEBDS, criou o Impacta ODS, um projeto de disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de gibis da Turma da Mônica e formação à distância de agentes multiplicadores.

O projeto conta 18 gibis, um para cada objetivo, em formato impresso e digital, além de uma plataforma EAD com formações interativas para agentes multiplicadores como professores, educadores e público adulto. Iniciado em 2018, a meta do projeto é alcançar 16 milhões de pessoas até 2030.

Leia também: Pacto Global da ONU lança ferramenta para inspirar governança transformacional

Para Mauricio de Sousa, cartunista criador da Turma da Mônica e fundador do Instituto Mauricio de Sousa, disseminar o conhecimento do Desenvolvimento Sustentável é de extrema importância e deve ser um propósito único. “Todos nós temos a missão de tornar o planeta um lugar mais inclusiva, saudável e justo”.

O projeto é financiado por empresas que acreditam que a disseminação da agenda 2030 é o melhor caminho para o alcance das metas. Além disso, ao apoiar um projeto da Aldeias Infantis SOS, empresas também contribuem para a ação direta da organização, que impacta os objetivos 1 (erradicação da pobreza), 4 (educação de qualidade), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 10 (Redução das desigualdades) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

Também em 2018, o InovaSocial iniciou uma série de conteúdos explicando os 17 objetivos, onde exemplificado com diversos projetos que atuam em cada um dos itens. Na lista abaixo você confere a série especial e como eles podem impactar na Agenda 2030 e no nosso cotidiano.