Quando o mobiliário urbano é pensado para ser inteligente e sustentável

Quando o mobiliário urbano é pensado para ser inteligente e sustentável

No mundo todo, mentes inovadoras estão focadas na criação de um futuro inteligente. É preciso que as ideias de hoje sejam pensadas para um futuro tecnológico, acessível e sustentável e, além disso, é preciso que os jovens também estejam em sintonia com esse cenário e tenham contato com criações feitas a partir desse tipo de pensamento. Com esse objetivo, escolas públicas na Hungria se reuniram para sediar uma competição chamada “Smart School”, que deu aos participantes a liberdade criativa para criar “móveis públicos” inteligentes para pátios de escolas e centros urbanos.

Para a competição, o Hello Wood, um estúdio de arquitetura e design, projetou e criou o Fluid Cube e o City Snake, duas peças de mobiliário urbano inteligente atualmente localizadas nos pátios das escolas de ensino médio e universidades da Hungria.

Projetados para uso público, o Fluid Cube e o City Snake funcionam principalmente como bancos de descanso, com os mesmos atributos técnicos.

O Fluid Cube é uma estrutura cúbica que envolve parcialmente duas bancadas paralelas com um teto suspenso para servir de abrigo do sol ou da chuva. Já o City Snake é um banco ao ar livre de 7,5 metros que se curva e se dobra para oferecer opções de assento diferentes para quem procura um pouco de descanso.

Enquanto as duas estruturas fornecem assentos para o público, elas também vêm equipadas com painéis solares que geram energia para manter funcionalidade técnicas da estrutura. As partes elevadas do City Snake acomodam painéis solares tradicionais, enquanto células solares são sobrepostas no teto de vidro do Fluid Cube. Os painéis solares em ambas as estruturas geram energia para que as pessoas possam usar as tomadas de carregamento USB integradas, os hotspots WiFi e os sistemas de iluminação dos bancos.

Com sede em Budapeste, capital da Hungria, a Hello Wood projeta e constrói instalações públicas específicas para cada local e quase inteiramente de madeira. Os centros das cidades são conhecidos por receberem viajantes, pedestres, pessoas que têm dias de trabalho agitados e pessoas que gostam de fazer longas caminhadas. Com a tecnologia inteligente equipando a maioria dos aparelhos e móveis modernos, o mobiliário urbano está passando por uma renovação inteligente e a tendência é que isso seja apenas o começo. Confira mais imagens a seguir:

Hello Wood | MVM Okosbútorok - Kígyó és Kocka - mood videóHello Wood | MVM Okosbútorok – Kígyó és Kocka – mood videó
Compartilhe esse artigo: