“Deixa que Eu Conto”: UNICEF lança podcast diário para ajudar crianças

Além do QR Code e das lives sociais (leia o texto “Lives, QR Code e outras soluções para o ‘novo’ cotidiano”, publicado na nossa newsletter n° 62), outro formato que tem sido impulsionado pela quarentena são os podcasts. Muito focado no mercado de entretenimento, esta mídia esteve presente no mercado brasileiro há anos, mas dificilmente era explorado para assuntos mais complexos, como, por exemplo, saúde mental ou educação. Nos dois últimos anos, o formato tem ganho mais adeptos e — mais recentemente — viu uma explosão de novos programas. Aqui no InovaSocial, já indicamos alguns podcasts sobre diversos temas. Confira alguns links:

Além disso, o InovaSocial possui o próprio podcast. Publicado quinzenalmente, os episódios trazem convidados e temas relacionados ao universo da inovação social e assuntos que impactam a nossa sociedade de alguma forma. Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras 9 plataformas focadas em podcasts, os episódios do InovaSocial podem ser ouvidos gratuitamente nas plataformas citadas ou aqui no site.

No Dia da Educação, UNICEF lança podcast diário para crianças

Mas podcast não é uma mídia apenas para adultos, os pequenos agora também podem ouvir programas especiais para eles. No Dia da Educação, comemorado ontem (28), o UNICEF lançou “Deixa que Eu Conto”, podcast diário para crianças e suas famílias. O projeto tem como objetivo fazer com que todas as crianças, em especial as mais vulneráveis, tenham acesso a atividades que permitam a continuidade das aprendizagens em casa, além de complementar o que professores já estão fazendo. “Deixa que Eu Conto” é voltado para crianças que estão em idade de frequentar a pré-escola e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental). Os episódios são apresentados pelas contadoras de história Carol Levy e Kiara Terra e trazem histórias, brincadeiras e atividades.

Todos os episódios foram pensados com foco no desenvolvimento infantil, trazendo conteúdos diversos que podem ajudar crianças e famílias neste momento de isolamento social. Além disso, os episódios são gratuitos e estão disponíveis no Spotify, YouTube e no site do UNICEF. Eles também serão disseminados para rádios de todo o país e compartilhados via WhatsApp, contribuindo para garantir às crianças o direito de aprender.

Ao apostar nos conteúdos em áudio, o UNICEF lembra que nem todas as famílias têm acesso à internet de forma gratuita e/ou podem baixar vídeos e conteúdos pesados, fazendo com que muitas crianças fiquem excluídas. “Com as escolas fechadas, há o risco de o isolamento social agravar as desigualdades nas aprendizagens, impactando especialmente crianças em situação de maior vulnerabilidade — entre eles, moradores de comunidades e periferias, indígenas e quilombolas, e crianças com deficiência”, explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

“’Deixa que Eu Conto’ foi pensado para alcançar todas as famílias, levando em consideração as diferentes realidades brasileiras”, afirma Dutra. O UNICEF defende que todas as propostas para auxiliar as aprendizagens em casa sejam desenhadas com foco na equidade, investindo mais para garantir oportunidades de aprendizagem a crianças e adolescentes vulneráveis, buscando entender as especificidades de cada contexto. Isso inclui organizar diferentes opções, como aulas e outros materiais complementares de aprendizagem online, via televisão ou rádio, adaptados às diferentes realidades. Abaixo você confere os dois primeiros episódios e os links para as plataformas.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail