Censo QuintoAndar: 7 em cada 10 brasileiros deseja ter painel solar em casa

Censo QuintoAndar: 7 em cada 10 brasileiros deseja ter painel solar em casa

Em meio à crescente demanda por ações sustentáveis, somadas às preocupações em torno dos impactos da sociedade no meio ambiente, o Censo QuintoAndar de Moradia acaba de revelar que essa também é uma preocupação do brasileiro. Dados mostram que mais de 7 em cada 10 entrevistados desejam ter em casa painel solar e descarga econômica — itens que impactam no custo da moradia, mas com impactos positivos de médio e longo prazo.

Leia também: Refugiados climáticos e um planeta inabitável: Os alertas do novo relatório do IPCC

Os dois itens aparecem entre as prioridades de 73% e 75% dos moradores de casas, respectivamente. Em apartamentos, os itens são desejados por  78% dos entrevistados. Além disso, o Censo QuintoAndar, realizado em parceria com o Datafolha, mostra que os itens tecnológicos mais desejados nas casas são: sistema de câmera de segurança (59%), alarme (53%) e fechadura eletrônica (48%). Já assistentes virtuais são desejados por apenas 29% dos entrevistados — sendo que apenas 5% das casas brasileiras contam com os dispositivos.


Ouça abaixo nosso podcast sobre o futuro do “morar”


“Nossos dados reforçam que a preocupação do brasileiro com segurança e economia é estendida para o lugar onde vivem. A tendência é que tecnologia e sustentabilidade sejam recursos cada vez mais explorados para garantir proteção e retorno financeiro”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados da empresa.

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

Parceria com a Unicamp e 10 bolsas de estudo

Nesta semana (09), o Quinto Andar também anunciou a renovação da parceria com a Unicamp, onde oferece 10 bolsas de estudo para mestrandos e doutorandos, sendo cinco delas afirmativas para mulheres, como incentivo a pesquisadores e a profissionais no mercado de tecnologia na intenção de fomentar conhecimentos que impactem de forma significativa a sociedade. Esta é a quarta edição consecutiva do programa, em parceria com a instituição de ensino.

O processo seletivo aconteceu na primeira quinzena de fevereiro, voltado para os alunos do segundo ano dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da Unicamp. Cada bolsista receberá ajuda de custo mensal de R$ 3.500,00 (valor competitivo em comparação à bolsa cedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que é de R$1.500,00). O incentivo à presença de mulheres na pós-graduação também visa aumentar a representatividade feminina e elevar o nível dos cargos que elas podem vir a ocupar em decorrência da alta capacitação adquirida.

“A vida da pós-graduação leva às alunas com formação de graduação, que já são poucas, a abrir mão dos bons salários oferecidos pelo mercado aquecido de TI em troca de uma formação mais aprofundada. As bolsas de pesquisa, atualmente escassas, exercem um papel fundamental neste processo e oferecem a oportunidade de que as alunas se mantenham dedicadas à pesquisa científica. Quando essas bolsas vêm de empresas como o QuintoAndar, existe ainda a mensagem de que o mercado se importa com a pesquisa de ponta e a inclusão.” conta da Dra. Esther Luna Colombini, professora de Robótica e Inteligência Artificial no Instituto de Computação Da Unicamp.

Compartilhe esse artigo: