Braille Bricks: Lego lança conjunto para aprendizado do Braille

Braille Bricks: Lego lança conjunto para aprendizado do Braille

Há cerca de dez anos, o trauma de perder a visão surpreendeu Amit Patel, um médico em pleno exercício da profissão no Reino Unido. O desafio de aprender Braille com ferramentas convencionais levou-o a criar um sistema engenhoso: usando bolas de pingue-pongue e uma embalagem de ovos para formar letras. Porém, seus filhos, que enxergam e desejam aprender Braille para fortalecer o vínculo com o pai, agora têm uma solução mais lúdica: um conjunto Lego que utiliza os pontos dos tijolos para representar o alfabeto Braille.

Antes da chegada dos “Braille Bricks”, seus filhos, de 4 e 7 anos, tentavam aprender Braille e rapidamente se distraíam. “Agora, com os tijolos Lego, eles conseguem brincar e aprender simultaneamente. E o melhor: juntos em família!”, comenta Amit, que foi um dos primeiros a experimentar o produto.

Não faz muito tempo, a Fundação Lego havia desenvolvido Braille Bricks destinados a professores de escolas para alunos com deficiência visual. Porém, após feedbacks de famílias que desejavam usar os tijolos de forma independente, especialmente aquelas cujos filhos frequentam escolas regulares e têm pouco ou nenhum acesso às aulas de Braille, a Lego decidiu elaborar uma versão doméstica.

Rasmus Løgstrup, designer da Lego, nos revela os princípios do design: “Precisa ser fácil, divertido e reunir a família. A ideia é que todos estejam no mesmo nível, tornando o produto o mais inclusivo possível”. Além disso, o conjunto foi criado pensando em sua durabilidade, evitando que se tornasse apenas um objeto decorativo.

Mantendo o design original dos tijolos usados nas escolas, os Braille Bricks possuem protuberâncias que representam letras e números em Braille. Mas os designers da Lego não pararam por aí. Durante mais de um ano, eles desenvolveram jogos que tornam a brincadeira atrativa mesmo antes das crianças reconhecerem as letras.

Num dos jogos, um jogador finge ser um gigante adormecido, enquanto os outros usam tijolos para construir uma muralha protetora para sua aldeia, evitando despertar o gigante. Há vídeos curtos, acessíveis por QR code, que explicam cada jogo, pensados para serem completamente funcionais mesmo para crianças cegas.

Løgstrup e sua equipe passaram meses entendendo as necessidades dos novos consumidores. Questionaram-se sobre as dinâmicas familiares e os desafios enfrentados por essas crianças. O resultado é um kit pensado para diferentes níveis de deficiência visual. E para torná-lo ainda mais especial, os tijolos têm cores vivas e contrastantes, e até a ilustração da caixa foi pensada para ser mais legível.

Com colaboração de organizações voltadas aos deficientes visuais em todo o mundo, o conjunto estará disponível em inglês e francês no dia 1º de setembro, com pré-venda já disponível. Para saber mais, confira o vídeo a seguir e clique aqui.

Introducing LEGO Braille Bricks – Play with BrailleIntroducing LEGO Braille Bricks – Play with Braille
Compartilhe esse artigo: