As 50 empresas mais inovadoras do mundo 2021

A Fast Company divulgou a lista 2021 das 50 empresas mais inovadoras do mundo. O ranking anual reflete muito bem a realidade dos últimos meses e mostra como o mundo mudou com a pandemia. Na lista 2019, por exemplo, a número 1 foi a chinesa Meituan Dianping, uma “Amazon dos serviços”. Já na edição deste ano, a lista é encabeçada pela Moderna, a empresa norte-americana de biotecnologia responsável pela vacina com base no mRNA. Em segundo lugar ficou a Pfizer-BioNTech, fruto da parceria entre a gigante Pfizer e a BioNTech, criada pelo casal de alemães de origem turca Ugur Sahin e Özlem Türeci.

Shopify, SpaceX e SpringHill Company completam os primeiros 5 colocados do The World’s Most Innovative Companies 2021. Apesar de pouco conhecida pelo público brasileiro, a SpringHill, uma empresa criada pela estrela da NBA LeBron James e seu parceiro de negócios Maverick Carter, é uma iniciativa que todos deveriam conhecer. A empresa é uma consultoria em entretenimento com foco em diversidade e inclusão. A SpringHill tem influenciado outras empresas que buscam se integrar melhor e refletir o nosso mundo. O presidente executivo da Disney, Bob Iger, diz que pediu conselhos a Carter, já que a Disney “adquiriu um senso de urgência mais amplo sobre diversidade e inclusão”. Além disso, a equipe da SpringHill é composta por 66% pessoas negras e 41% mulheres; incluindo seu CFO, conselho geral e outros diretores importantes.

No ranking da América Latina, tênis de bambu, fintech e energia solar

Entre as empresas selecionadas na categoria “América Latina”, cinco empresas brasileiras aparecem no Top 10. Cariuma, a fabricante de tênis sustentável, é a primeira das cinco, marcando presença na terceira colocação. Com vendas recordes desde maio de 2020, a empresa lançou duas linhas coloridas em colaboração com a Pantone; o modelo “Cor do Ano 2020” esgotou em cinco dias e tinha uma lista de espera de 5.000 pessoas. No mesmo ano, a empresa lançou um programa para plantar2 árvores na floresta tropical brasileira para cada par de tênis vendido.

Já no quarto lugar, a carioca Zoop foi a outra escolhida pela lista. A empresa lançou o Zoop PIX, um sistema de pagamento instantâneo; ajudou clientes a acessar novas fontes de crédito por meio do Zoop Antecipa, que permite que grandes empresas estendam crédito a empresas menores; e lançou uma solução que permite que empresas não financeiras ofereçam contas digitais aos clientes. “Estamos muito entusiasmados e honrados por sermos incluídos na lista da Fast Company entre uma das 10 empresas latino-americanas mais inovadoras de 2021, garantindo o quarto lugar por ajudar empresas de serviços não financeiros a incorporar pagamentos e serviços financeiros em suas soluções. Esta classificação é uma prova do nosso trabalho árduo em tempos difíceis, demonstrando nosso compromisso com a inovação e com a nossa indústria”, afirma Fabiano Cruz, CEO e cofundador da Zoop.

A Sunew conquistou o quinto lugar nos destaques latino-americanos. Líder mundial em tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV), a empresa concluiu em 2020 a instalação de 2.000 m² de painéis fotovoltaicos na fábrica da Natura, em Cajamar. A lista de empresas brasileiras mais inovadoras no The World’s Most Innovative Companies 2021 fica completa com a Descomplica em sexto lugar. A plataforma de educação online arrecadou mais de US$ 32 milhões de investidores globais em 2020 e iniciou as atividades da Faculdade Descomplica, oferecendo cursos de Contabilidade, Administração, Recursos Humanos e Educação. Além disso, a empresa lançou cursos projetados especificamente para aprendizagem móvel, dividindo as aulas em pílulas de cinco minutos que podem ser assistidas em qualquer lugar. 

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail