As 50 empresas mais inovadoras do mundo 2021

As 50 empresas mais inovadoras do mundo 2021

A Fast Company divulgou a lista 2021 das 50 empresas mais inovadoras do mundo. O ranking anual reflete muito bem a realidade dos últimos meses e mostra como o mundo mudou com a pandemia. Na lista 2019, por exemplo, a número 1 foi a chinesa Meituan Dianping, uma “Amazon dos serviços”. Já na edição deste ano, a lista é encabeçada pela Moderna, a empresa norte-americana de biotecnologia responsável pela vacina com base no mRNA. Em segundo lugar ficou a Pfizer-BioNTech, fruto da parceria entre a gigante Pfizer e a BioNTech, criada pelo casal de alemães de origem turca Ugur Sahin e Özlem Türeci.

Shopify, SpaceX e SpringHill Company completam os primeiros 5 colocados do The World’s Most Innovative Companies 2021. Apesar de pouco conhecida pelo público brasileiro, a SpringHill, uma empresa criada pela estrela da NBA LeBron James e seu parceiro de negócios Maverick Carter, é uma iniciativa que todos deveriam conhecer. A empresa é uma consultoria em entretenimento com foco em diversidade e inclusão. A SpringHill tem influenciado outras empresas que buscam se integrar melhor e refletir o nosso mundo. O presidente executivo da Disney, Bob Iger, diz que pediu conselhos a Carter, já que a Disney “adquiriu um senso de urgência mais amplo sobre diversidade e inclusão”. Além disso, a equipe da SpringHill é composta por 66% pessoas negras e 41% mulheres; incluindo seu CFO, conselho geral e outros diretores importantes.

No ranking da América Latina, tênis de bambu, fintech e energia solar

Entre as empresas selecionadas na categoria “América Latina”, cinco empresas brasileiras aparecem no Top 10. Cariuma, a fabricante de tênis sustentável, é a primeira das cinco, marcando presença na terceira colocação. Com vendas recordes desde maio de 2020, a empresa lançou duas linhas coloridas em colaboração com a Pantone; o modelo “Cor do Ano 2020” esgotou em cinco dias e tinha uma lista de espera de 5.000 pessoas. No mesmo ano, a empresa lançou um programa para plantar2 árvores na floresta tropical brasileira para cada par de tênis vendido.

Já no quarto lugar, a carioca Zoop foi a outra escolhida pela lista. A empresa lançou o Zoop PIX, um sistema de pagamento instantâneo; ajudou clientes a acessar novas fontes de crédito por meio do Zoop Antecipa, que permite que grandes empresas estendam crédito a empresas menores; e lançou uma solução que permite que empresas não financeiras ofereçam contas digitais aos clientes. “Estamos muito entusiasmados e honrados por sermos incluídos na lista da Fast Company entre uma das 10 empresas latino-americanas mais inovadoras de 2021, garantindo o quarto lugar por ajudar empresas de serviços não financeiros a incorporar pagamentos e serviços financeiros em suas soluções. Esta classificação é uma prova do nosso trabalho árduo em tempos difíceis, demonstrando nosso compromisso com a inovação e com a nossa indústria”, afirma Fabiano Cruz, CEO e cofundador da Zoop.

A Sunew conquistou o quinto lugar nos destaques latino-americanos. Líder mundial em tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV), a empresa concluiu em 2020 a instalação de 2.000 m² de painéis fotovoltaicos na fábrica da Natura, em Cajamar. A lista de empresas brasileiras mais inovadoras no The World’s Most Innovative Companies 2021 fica completa com a Descomplica em sexto lugar. A plataforma de educação online arrecadou mais de US$ 32 milhões de investidores globais em 2020 e iniciou as atividades da Faculdade Descomplica, oferecendo cursos de Contabilidade, Administração, Recursos Humanos e Educação. Além disso, a empresa lançou cursos projetados especificamente para aprendizagem móvel, dividindo as aulas em pílulas de cinco minutos que podem ser assistidas em qualquer lugar. 

Compartilhe esse artigo: