117 árvores: Acer conquista compensação de carbono emitido durante BGS 2022

117 árvores: Acer conquista compensação de carbono emitido durante BGS 2022

A Acer do Brasil, empresa de tecnologia e informática, anunciou recentemente que obteve o Certificado de Evento Neutralizado referente à Brasil Game Show (BGS) de 2022. A ação, que contou com a plantação de 117 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, visa compensar a emissão de carbono durante a montagem, desmontagem e funcionamento dos estandes da marca no evento, que é considerado o maior da América Latina na área de games e ocorreu em outubro do ano passado.

As mudas foram plantadas na cidade de Nazaré Paulista, no estado de São Paulo, e farão parte de uma floresta que o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) está criando para proteger os recursos hídricos do Sistema Cantareira. Esse sistema é o maior dos administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pela captação e tratamento de água para mais de 7 milhões de pessoas na capital paulista.

Segundo Germano Couy, General Manager Latin America da Acer, a iniciativa é parte da diretriz da empresa, que busca aliar sustentabilidade e tecnologia. “Desde o nosso planejamento para a feira, tivemos em mente que era necessário divertir o público, levar tecnologia, mas também cuidar do meio ambiente, colocando em prática, mais uma vez, toda nossa diretriz que engloba sustentabilidade e iniciativas para um mundo melhor para todos”, afirmou.

Ouça também: Podcast #68: O que são créditos de carbono?

Além do plantio de árvores, a Acer estruturou um segundo estande durante o evento com iniciativas ESG da empresa. O espaço, chamado de Detox Digital, permitiu o descarte correto de resíduos eletrônicos por parte dos visitantes, que em troca receberam “Predator Coins” para a retirada de brindes. Ao todo, foram contabilizados 120 descartes entre os dias 06 e 12 de outubro de 2022, totalizando 397 Kg de resíduos coletados.

Cabe destacar que a ação foi possível graças a uma parceria entre a Acer, a plataforma Aguama e a empresa Circular Brain, que indicaram a compensação a ser realizada por meio do plantio de árvores junto ao Instituto IPÊ. Foram considerados os gastos com energia elétrica e viagens de caminhões para preparação da estrutura do estande da marca e desmontagem pós-evento, além das horas de gameplay gastas no espaço durante o evento.

Essa iniciativa da Acer é um exemplo do crescente interesse das empresas em adotar práticas sustentáveis em suas operações. Uma das formas de compensar a emissão de carbono é por meio do mercado de crédito de carbono, que permite que empresas comprem créditos de carbono de projetos que reduzem a emissão de gases do efeito estufa. Esses projetos podem ser desde o plantio de árvores até a adoção de tecnologias mais limpas. O mercado de crédito de carbono tem ganhado importância no mundo todo, especialmente diante do desafio de combater as mudanças climáticas e reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Compartilhe esse artigo: