As 100 melhores invenções de 2020, segundo a TIME

Na última semana (27), a revista TIME anunciou a lista das 100 melhores invenções de 2020. Além dos critérios de originalidade, inovação e eficácia, o ranking levou em conta o impacto que a invenção gera na sociedade. O resultado, segundo a revista, foram invenções que vão de uma colmeia mais inteligente, passando por tubo de pasta de dente eco-friendly, até tecnologias que poderiam catalisar uma vacina contra o COVID-19. Abaixo você confere alguns destaques selecionados pelo InovaSocial e a lista completa está disponível neste link.

Beehome: Um refúgio para abelhas

Já que citamos ela no primeiro parágrafo, nada mais lógico do que iniciar nossa seleção com a Beehome. Criada pela Beewise, a solução visa proteger abelhas usando um abrigo high tech. Alimentado por energia solar, o abrigo utiliza inteligência artificial e robótica de precisão para abrigar 2 milhões de abelhas por um custo de US$ 15 mensais. O uso da tecnologia inteligente permite dobrar a capacidade de polinização e produção de mel, enquanto diminui a taxa de mortalidade das colônias.

Leia também: Por que precisamos de abelhas?

A mortalidade das abelhas tem sido um tema bastante discutido nos últimos anos, visto que isso impacta nosso meio ambiente e nossos sistemas alimentares futuros. Na lista das principais invenções de 2020, a Beehome não só protege as abelhas de pesticidas, como também dos impactos das mudanças climáticas. “Em uma colônia, as operárias trabalham para manter essa faixa de temperatura ideal às crias, seja aquecendo o ninho, quando ocorrem temperaturas baixas, seja esfriando, no caso de temperaturas elevadas”, explica a pesquisadora Maria Teresa Rêgo, da Embrapa Meio-Norte, no Piauí. Segundo ela, quanto mais a colônia de abelhas estiver exposta a temperaturas que se distanciam dessa faixa, maior será o trabalho das operárias para manter um clima ideal e estabelecer a termorregulação. Saiba mais sobre os impactos e o estudo do Embrapa nos textos “ODS 13: As mudanças climáticas e o impacto na vida das abelhas” e “A apicultura de mangue: O empoderamento social com abelhas”.

Augmedics Xvision: Depois da telemedicina, as cirurgias guiadas por realidade aumentada

E se os cirurgiões tivessem visão de raio-X? Depois de vários anos de P&D, a Augmedics criou o Xvision, um sistema que usa realidade aumentada para transformar a tomografia computadorizada de um paciente em uma visualização 3D, ajudando a guiar o cirurgião de coluna em um procedimento que cada milímetro conta. O Xvision sobrepõe uma imagem 3D da coluna vertebral do paciente sobre seu corpo, permitindo que os cirurgiões (quase) vejam o que está sob a pele, sem ter que desviar o olhar da mesa de operação. Aprovado pelo FDA em dezembro de 2019, o dispositivo já está em uso em alguns dos principais hospitais dos EUA, como Johns Hopkins.

Kiri Toys: Diversão e educação com um bloco de madeira inteligente

“As crianças passam entre quatro e seis horas por dia em frente às telas, o que só foi acentuado durante o COVID [e o isolamento social]”, afirma Nick Porfilio, CEO da Kiri Toys. Foi com esse foco que a empresa criou um brinquedo inteligente para crianças a partir de 1 ano. Projetado para ensinar uma variedade de habilidades, cada kit contém um conjunto de cards impressos com imagens, que interagem com o bloco Kiri por meio de um chip RFID. Coloque o bloco sobre o card, que possui uma ilustração colorida e amigável para crianças, e ele pronunciará a palavra associada, ao mesmo tempo que emitirá um brilho agradável.

Impossible Pork: A carne de porco feita sem porco

A TIME escolheu o Impossible Pork, o plant-based da Impossible Foods que imita carne de porco, como uma das 100 invenções de 2020. Segundo a revista, “a proteína animal mais consumida no mundo é a carne de porco — e seu cultivo resulta em uma série de questões ambientais, incluindo a poluição causada por dejetos suínos. (…) Apresentado na CES 2020, o Impossible Pork é feito de soja e tem o mesmo sabor do produto real.” Apesar de ter escolhido um produto específico, vale dizer que o plant-based foi um dos grandes termos do ano. 

Leia mais sobre soluções plant-based neste link

Uma solução brasileira, bem semelhante ao Impossible Pork já havia sido selecionado pela Fast Company no World Changing Ideas 2020, outro ranking de inovação de respeito. A Fazenda do Futuro lançou a Linguiça do Futuro, uma “revolucionária linguiça de planta com textura e gosto de linguiça de pernil”, segundo a empresa. Leia mais sobre ela e outras inovações no texto “World Changing Ideas 2020: De casas impressas a linguiça plant-based”.

Climate TRACE: Análise ambiental usando IA e satélites

Se não fosse a pandemia, as mudanças climáticas seriam a grande discussão de 2020. Não que isso não tenha ocorrido, mas sem COVID-19, isolamento social e tudo mais, talvez as atenções fossem mais acentuadas e com mais invenções neste campo. Não podemos esquecer que iniciamos o ano com Greta Thunberg sendo indicada ao Prêmio Nobel da Paz, depois de ter sido escolhida a Personalidade do Ano em 2019 pela revista TIME e a Palavra do Ano de 2019 ter sido “emergência climática”. Logo, não poderia faltar uma inovação focada no enfrentamento das mudanças climáticas neste ranking da revista TIME.

A Climate TRACE é a primeira ferramenta de análise ambiental que usa IA para mapear as emissões de CO2. Apoiada por uma coalizão internacional que inclui sete organizações ambientais sem fins lucrativos e o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, a ferramenta usa uma combinação de machine learning, imagens de satélite infravermelho e modelagem computacional avançada para rastrear poluidores em tempo real. As informações coletadas, acessíveis por meio de um portal online que deve ser lançado em 2021, ajudarão organizações ambientais a fiscalizar os governos em todo o mundo se estão honrando as promessas de redução dos gases de efeito estufa, além de ajudar as empresas avaliarem melhor a limpeza de sua cadeia de suprimentos — e, por fim, ajudar o público a se manter informado.

Imagem Destaque: Shutterstock/gualtiero boffi

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail